Filtrar


Questões por página:
Em uma investigação de suspeita de tentativa de homicídio por envenenamento crônico, a vítima apresentou o seguinte quadro: sintomas gastrointestinais, fadiga progressiva, parestesias em “luva e bota”, hiperpigmentação cutânea pontilhada, linhas de Mees nas unhas e espessamento palmar e plantar. Os exames laboratoriais revelaram anemia discreta, elevação das enzimas hepáticas e alta concentração de um agente tóxico no cabelo e nas unhas.

Com base no quadro, assinale a opção que indica o agente causal da intoxicação.
Visualizar Questão Comentada
A redistribuição post mortem (PMR) é um fenômeno importante a ser considerado na interpretação de resultados em toxicologia forense.

Com relação a este fenômeno, assinale a alternativa correta.
Um jovem de 16 anos é encontrado sem vida em um lago após um passeio com um grupo de amigos. O perito médico-legista descreve presença de secreção aerada, “espuma”, na boca e narinas, líquidos espumosos nas vias aéreas, enfisema hidroaéreo do pulmão, água no estômago e petéquias na pleura. Não foram identificadas lesões traumáticas relevantes. Em relação ao caso clínico, assinale a alternativa correta.
Um bebê de 6 meses chega ao Departamento Médico-Legal após sua morte no domicílio. O corpo foi encontrado sem vida no berço, com o rosto encostado no colchão, em decúbito ventral. O laudo necroscópico descreveu congestão facial, cianose, petéquias nas conjuntivas e escoriações leves no nariz compatíveis com atrito contra o tecido. O perito criminal constatou berço com colchão excessivamente macio e uma grande quantidade de cobertores. A causa mais provável do óbito é:
Visualizar Questão Comentada
Uma mulher de 38 anos é encontrada caída no chão úmido de uma fábrica, próxima a uma máquina industrial energizada. O corpo apresenta lesão em placa esbranquiçada na palma da mão esquerda, com bordas nítidas e centro deprimido, além de uma área enegrecida no tornozelo direito. O exame necroscópico revelou rigidez cadavérica em instalação, sem sinais de putrefação. Não há fraturas nem outras lesões traumáticas aparentes. Considerando os achados descritos, é correto afirmar que: