Filtrar


Questões por página:
Uma das diferenças entre SOA e microserviços é que, enquanto a arquitetura de microserviços usa um sistema de troca de mensagens mais simples e menos elaborado para comunicação entre serviços, a arquitetura SOA normalmente integra serviços de diferentes sistemas usando
A arquitetura de microserviços é utilizada para desenvolver uma aplicação como um conjunto de pequenos serviços
“Um padrão de projeto corresponde a um esboço de uma solução reusável para um problema comumente encontrado em um contexto particular.” Diversos padrões são conhecidos, sendo que três categorias foram definidas pela equipe GoF (Gang of Four – por serem quatro autores, que são Eric Gamma e seus colaboradores (GAMMA et al,2000)), a saber: criacionais, estruturais e comportamentais. Um desses padrões “pode ser utilizado para solucionar o problema de representar uma hierarquia de composição recursiva entre entidades”. Assinale-o.
A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA - Service Oriented Architecture) é uma maneira de arquitetar o software na qual as funcionalidades da aplicação são expostas na forma de serviços. Sua implementação segue os princípios de design. De acordo com os princípios do SOA, ao delegar o controle da lógica encapsulada no serviço para uma classe estranha ao serviço, é ferido o princípio da
Um Sistema de Compras de Almoxarifado precisa de um serviço que retorne o preço do último material adquirido. Para implementar esse serviço, o Analista César apresentou para seu chefe, Arthur, especialista em Interoperabilidade entre Sistemas de Informação, o seguinte esboço de WSDL.

<?xml version="1.0"?>

<definitions name="almoxarifado">

<types>

<schema>

<element name="PrecoCompra">

</element>

</schema>

</types>

<message name="Msg_RecuperarUltimoPrecoCompra">

<part name="body" element="PrecoCompra"/>

</message>

<portType name="almoxarifadoPortType">

</portType>

<binding name="almoxarifadoSoapBinding"

type="almoxarifadoPortType">

<operation

name="Op_RecuperarUltimoPrecoCompra">

</operation>

</binding>

<service name="almoxarifadoService">

</service>

</definitions>

Considerando o esboço de WSDL desenvolvido por César e os elementos que fazem parte da estrutura XML de um arquivo WSDL, é correto afirmar que: