Filtrar


Questões por página:
Oscar, servidor público de órgão previdenciário federal, objetivando reduzir sua carga de trabalho, prestou informações incorretas a cidadãos que procuraram atendimento junto ao órgão, no sentido de que o pleito apresentado não encontraria respaldo na legislação vigente. Oscar não recebeu punição disciplinar, tendo alegado que não agiu de má-fé, mas que teria cometido equívoco por não estar atualizado acerca da mudança da legislação sobre a matéria. Do ponto de vista ético, a conduta de Oscar
Verifica-se, historicamente, diferentes abordagens sobre ética. Uma delas preconiza que o bem de uma ação depende não tanto da intenção, mas das consequências que ela tem, ou seja, uma conduta só pode ser avaliada como boa se for útil, no sentido de fazer bem ao maior número possível de pessoas e mal ao menor número possível. Trata-se da abordagem em ética denominada
Assinale a opção correta com base no Código de Ética e Decoro Parlamentar (Resolução n.º 1.775/1995 e posteriores alterações).

Após uma vistoria de rotina a uma empresa, um avaliador postou, em sua rede social, fotos e informações de sua vistoria de forma pública tanto para seus contatos quanto para os demais usuários da rede social.

Além de ser uma postura antiética, a atitude do avaliador se configura em

A adoção de uma conduta ética nas organizações é uma exigência incontornável das sociedades contemporâneas. As decisões no contexto de trabalho são orientadas por uma ética que: