Filtrar


Questões por página:
Marilda Iamamoto (2009, p.1) afirma que: O ponto de partida da análise é o de que a luta pela afirmação dos direitos é hoje também uma luta contra o capital, parte de um processo de acumulação de forças para uma forma de desenvolvimento social, que possa vir a contemplar o desenvolvimento de cada um e de todos os indivíduos sociais. Esses são, também, dilemas do Serviço Social. Considerando essa perspectiva do debate/desafios contemporâneo na profissão diante da Questão Social, afirma-se que: I. Um dos desafios mais agudos para o futuro da formação profissional é a proliferação autorizada pelo Estado de cursos de graduação presencial e a distância sem o mínimo de qualidade. II. As conquistas teórico-metodológica e políticas esbarram num cenário de políticas neoliberais que ameaçam às conquistas da Constituição de 1988, empurrando os profissionais para a precarização do trabalho e das condições das políticas sociais. III. Necessidade de descolar a luta profissional realizada através das entidades da categoria, das lutas gerais, dadas as diferenças político-partidárias do escopo das lutas sociais. V. Priorizar o aprofundamento do conhecimento técnico instrumental para não perder espaço no mercado de trabalho profissional.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
A Seguridade Social é um dos capítulos da constituição Federal que melhor expressa o seu reconhecimento como Constituição Cidadã pelos avanços que comporta. Sobre essa definição é correto afirmar: I. A universalidade da cobertura e do atendimento é um dos objetivos da Seguridade. II. A gestão da Seguridade é tripartite, incluindo: trabalhadores, empregadores e Estado. III. A Seguridade será financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. IV. A pessoa jurídica devedora da Seguridade Social ficará impedida de contratar com o poder público.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
A partir das discussões sobre a questão da cidadania no mundo globalizado, um dos estudos mais atuais se refere a Gohn (2005), para quem as políticas neoliberais dos anos 90 do século XX tiveram um duplo movimento em sua reestruturação na base produtiva e no papel do Estado, movimento esse que consiste na
Behring (2008, p.149) analisa o papel assumido pelo Estado durante os primeiros anos do governo de Fernando Collor como presidente do Brasil. A autora nos coloca que nesse período foi proposto que fossem realizadas “reformas” no Estado Brasileiro. Assim, selecione a afirmativa abaixo em que há uma menção correta ao que era entendido como “reforma” do Estado no período em questão.

A vinculação do Estado ao Neoliberalismo, segundo Iamamoto (2001, p.36), traz repercussões para as políticas sociais. Dentre essas repercussões, conforme Iamamoto (2001, p.36) nos diz, podemos indicar que as políticas sociais assumem as seguintes características:

I. As políticas sociais tornam-se cada vez mais focalizadas e fragmentadas.

II. As políticas sociais avançam cada vez mais no sentido da universalização.

III. As políticas sociais passam a ser geridas com enfoque na centralização.

IV. As políticas sociais passam a ser mais privatizadas.

Correspondem ao pensamento de Iamamoto (2001, p.36) as afirmativas: