Filtrar


Questões por página:
Na restauração das calhas de cobre do telhado de um edifício de valor histórico, o arquiteto deverá empregar técnicas construtivas específicas para o serviço. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.


I. Apesar da pátina de carbonato ser sempre estável, não oferecendo perigo para o metal, e ter uma formação estética agradável com sua cor verde-azulada, ela pode ser removida, quimicamente, com emprego de soluções ácidas ou básicas.


II. A remoção da doença de bronze, ocasionada pelos cloretos de cobre, que podem continuar a corroer-se sob as condições ambientais, levando à desagregação pulvérea do metal, pode ser realizada colocando-se o objeto numa solução de benzotriazol para cobri-la com uma camada de proteção durante alguns dias.


III. A fixação da calha de cobre deve ser feita diretamente sobre madeiramento ou sobre a alvenaria da parede, podendo ser embutida nesta quando for bem argamassada e receber produto betuminoso para impermeabilizar a platibanda.


Está correto somente o que se afirma em:
No tratamento curativo contra cupins em peças ornamentais raras de grandes dimensões em madeira, retiradas sob o beiral de um edifício histórico, o arquiteto, com a preocupação de não danificar o revestimento e a aparência das peças, optou pelo método de:
Ao criar o modelo para a elaboração do programa de manutenção preventiva de uma edificação, o arquiteto identificou a periodicidade necessária a cada componente da edificação.
Correlacione a periodicidade com os respectivos componentes, apresentados abaixo:

1- a cada semana;
2- a cada mês;
3- a cada ano.
( ) rejuntamentos e vedações;
( ) reservatório de água potável;
( ) pressurização de escada;
( ) ralos, grelhas, calhas e canaletes;
( ) sistema de proteção contra descargas atmosféricas;
( ) impermeabilização;
( ) bombas de incêndio.


A sequência correta é:
Com relação ao apoio topográfico e sua acurácia, é correto afirmar que:
Para a escavação de uma operação topográfica, além dos instrumentos básicos, é necessária a utilização do instrumento auxiliar que serve de suporte à MIRA sempre que se executa transporte de altitude ou cota.

Esse instrumento denomina-se: