Filtrar


Questões por página:

Prever acessibilidade nos projetos de qualquer cidade significa garantir o direito de ir e vir de todos os cidadãos sem nenhuma distinção. Esta garantia já faz parte dos inúmeros documentos nacionais e internacionais que preconizam uma melhor qualidade de vida para as pessoas, bem como a eliminação de barreiras urbanas, arquitetônicas, de transporte e de comunicação. Dentre estes preceitos legais, morais e éticos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, desde 1948, assumiu esta postura e foi seguida por Declarações Mundiais de Direitos dos diferentes grupos que compõem nossa população. A Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, também teve esta preocupação, tendo sido seguida pelas Leis Federais, Estaduais e Municipais em nosso país. Pode-se dizer que o Brasil possui uma das mais avançadas legislações no tocante à garantia de direitos dos cidadãos e, num movimento mais recente, incorporou isto com relação à acessibilidade, considerando as amplas Leis Federais 10.048 e 10.098, regulamentadas através do Decreto nº 5.296, de 2 dezembro de 2004. É inadmissível que diferenças que fazem parte da humanidade sejam excluídas de suas mais elementares necessidades espaciais. Entende-se que o mito do homem-padrão não existe mais, fazendo-se necessário pensar no conjunto de habilidades físicas, sensoriais e mentais que constituem esta diversidade. O conceito acabou evoluindo para a filosofia do Desenho Universal que significa planejar produtos e ambientes para todos. A terminologia “Desenho Universal” veio da tradução do termo Universal Design, em que a palavra Design significa tanto o projeto de arquitetura quanto o desenho industrial e o produto. O Desenho Universal representa, assim, um planejamento de espaços e produtos que não exclua ninguém. Segundo a Associação de Normas Técnicas (ABNT), Desenho Universal é: “aquele que visa atender à maior gama de variações possíveis das características antropométricas e sensórias da população”. Considerando os termos e as definições da NBR 9050, assinale a alternativa que expressa corretamente o termo acessibilidade.

Na arquitetura de interiores, todo ambiente tem um estilo. A palavra estilo designa o mobiliário, a decoração, o ambiente, o espaço, o compartimento arquitetônico e o design criado e usado em determinadas épocas. Atualmente, o estilo se refere à maneira de ambientar, definida por várias razões. Pode ser um comportamento jovem, um pensamento de vanguarda, uma atitude sofisticada ou uma vontade de aparentar um status social. Hoje em dia é inadmissível uma casa inteiramente em um único estilo. Em muitos casos, a combinação do antigo com o novo, do arrojado com o clássico, tem sido as opções que estão valorizando as vantagens da modernidade, resgatando o requinte da antiguidade e do tradicional. Sabemos que fazer arquitetura de interiores é uma atividade que requer muita atenção, isto por causa dos diferentes estilos de design de interiores. O estilo de vida, a personalidade e as predileções dos usuários que irão utilizar os ambientes de interiores devem ter coerência com o estilo dos ambientes arquitetônicos. Existe uma gama muito variada de estilo, sendo mais comuns os estilos High-Tech, Rústico, Oriental, Kitsch, Tropical, Clean e Palaciano. Em relação aos estilos da arquitetura de interiores, assinale a alternativa INCORRETA.
O projeto arquitetônico é um trabalho profissional. Tecnicamente elaborado de forma gráfica, desenhado em conformidade com normas técnicas, possui características autorais que devem ser respeitadas. Somente arquitetos e urbanistas devidamente habilitados pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) podem assumir responsabilidades técnicas de autorias de projetos arquitetônicos. Através dele é possível planejar melhores soluções que atendam às necessidades dos usuários e a melhor forma de mitigar ou até mesmo resolver possíveis problemas envolvidos nesse processo. É essencial, indispensável, documentalmente necessário, para que a obra saia como planejada. Muitos elementos e etapas estão envolvidos no projeto de arquitetura, que também pode ser chamado de projeto arquitetônico. Levantamento, programa, plantas baixas, fachadas, quadros de áreas, quadro de esquadrias, memorial descritivo e perspectivas arquitetônicas são os principais elementos e etapas. Em relação aos elementos e etapas do projeto arquitetônico, assinale a alternativa INCORRETA.
Visualizar Questão Comentada
Questão Anulada

Considerando na figura abaixo que, sobre as curvas de nível, o retângulo destacado represente um lote voltado à via projetada, pode-se afirmar que:

 

Imagem associada para resolução da questão

O grau de declividade de um talude, rampa ou plano qualquer é medidoatravés de três variáveis: inclinação do terreno, declividade ou intervalo. De acordo com a figura a seguir, pode-se afirmar que:


Imagem associada para resolução da questão