Filtrar


Questões por página:
Em consonância com as prescrições da Carta de Veneza de 1964, carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios, analise as afirmativas referentes à restauração:

I. A restauração objetiva conservar e revelar, especificamente, os valores estéticos do monumento, visto que os valores históricos não podem ser resgatados.

II. A consolidação do monumento não pode ser assegurada com o emprego de técnicas modernas de conservação e construção, mesmo que sua eficácia tenha sido cientificamente comprovada.

III. As contribuições válidas de todas as épocas para a edificação do monumento devem ser respeitadas, visto que a unidade de estilo não é a finalidade a alcançar no curso de uma restauração.

Está correto o que se afirma em:
O conceito da praça contemporânea ocorre em decorrência do surgimento de enorme reserva de áreas destinadas a espaços livres, derivados do cumprimento de legislação pertinente. Com relação à praça contemporânea, analise as afirmativas a seguir:

I. Apresentam programa padrão, que facilita sua reprodução, considerando-se que sua função principal se assemelha de bairro a bairro e de cidade a cidade.

II. Situam-se em bairros populares e de classe média, tendo caráter tipicamente recreativo, servindo especialmente à população do entorno imediato.

III. Podem ser decorrentes de algum tipo de intervenção especial, como a construção de um novo terminal rodoviário, ainda que sejam raras em áreas centrais das cidades.

Está correto o que se afirma em:
Ações e intervenções urbanas de diferentes portes, de caráter eminentemente paisagístico, começaram a ser feitas a partir dos anos de 1960 no Brasil. Uma dessas ações consistiu na:
Considerando-se que a morfologia urbana se inscreve nas áreas do urbanismo, da arquitetura e do desenho urbano, analise as afirmativas abaixo:

I. Um estudo morfológico se ocupa do processo de urbanização, ou seja, do conjunto de fenômenos sociais, econômicos, motores da urbanização, que convergem como objeto de estudo.

II. A morfologia urbana é o estudo da forma do meio urbano nas suas partes físicas exteriores ou elementos morfológicos, e na sua produção e transformação no tempo.

III. Um estudo de morfologia urbana deve abranger a divisão do meio urbano em elementos morfológicos, desarticulados entre si e com o conjunto que definem.

Está correto o que se afirma em:
As ciclovias e “bicitrilhas”, também conhecidas como ecovias, não são a mesma coisa. Uma das características que as difere é que as ciclovias: