Filtrar


Questões por página:

O mercado de produção e geração de softwares para automação de bibliotecas vem crescendo exponencialmente. Escolher um software representa, hoje, mais que escolher uma ferramenta tecnológica para implementar serviços prestados pelas bibliotecas. Representa introduzir nova filosofia de trabalho, novos comportamentos e valores informacionais.

Com relação a esta afirmativa, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.


( ) Automação de bibliotecas é a implantação de programas para automatizar tarefas ou serviços.


( ) A automação de bibliotecas tem como objetivo fornecer acesso adequado à informação, preservar a informação e a memória institucional, otimizar processos, produtos e serviços.


( ) Apesar da automatização de processos, a especificidade das tarefas não permite otimizar o ganho de tempo.


( ) O compartilhamento automatizado de dados e informações proporcionado pelos sistemas de gerenciamento de bibliotecas garante a qualidade e a eficiência dos bancos de dados bibliográficos.


( ) Apesar de importante, a acessibilidade não é priorizada no processo de automação de bibliotecas.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A implantação de um sistema de gerenciamento de bibliotecas está relacionada ao atendimento de alguns requisitos funcionais. Nesse sentido, considere as afirmativas a seguir:


I. O desenvolvimento de um sistema próprio para bibliotecas institucionais é caro e injustificado, uma vez que o mercado disponibiliza sistemas completos que atendem totalmente às demandas.


II. A automação depende da harmonia de vários fatores como: parque tecnológico atualizado e compatível com a configuração exigida pelo software, capacidade de interoperabilidade com os demais softwares, suporte tecnológico e apoio político definem a exequibilidade do projeto.


III. Monitoramento sistemático e planejado do sistema e das tecnologias de informação retarda o processo de obsolescência e descontinuidade do software, aumentando sua vida útil;


IV. Tratamento da informação com fins gerenciais, com capacidade de emissão de relatórios que qualifiquem a tomada de decisão com o objetivo de minimizar riscos e incertezas, aumenta a eficiência da organização agilizando processos e otimizando recursos.


Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

Conhecer a comunidade junto à qual o centro de informação irá atuar é essencial para o planejamento de produtos e serviços. Segundo Figueiredo (1994) citado por Cunha (2021, p.148), “estudos de usuários são investigações que se fazem para saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação, ou então, para saber se as necessidades de informação por parte dos usuários de uma biblioteca ou de um centro de informação estão sendo satisfeitas de maneira adequada”. Analise as seguintes afirmações:


I. O planejamento e a realização dessas pesquisas exigem o rigor do método científico, de modo que a coleta de dados resulte em dados e informações confiáveis que possam ser replicadas em outros contextos.


II. O estudo de usuário é um importante instrumento de gestão, para planejamento de processos, produtos e serviços que atendam as demandas informacionais da organização à qual o usuário está vinculado.


III. Os métodos, as técnicas e os modelos utilizados como procedimentos metodológicos nas pesquisas de estudo de usuários da informação, têm sido adequados na sua maior parte para o entendimento das reais necessidades dos usuários, possibilitando identificá-las, mensurá-las e classificá-las.


IV. A necessidade de informação é manifestada pelo comportamento de busca, que deve ser considerado como uma atividade de alguém que não necessariamente esteja influenciado por um ambiente repleto de informação, ou de mensagens, para satisfazer a necessidade percebida.


Está CORRETO o que se afirma em:

Analise as assertivas a seguir, sobre marketing em unidades de informação, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As redes sociais são grandes ferramentas de marketing para as bibliotecas, já que por meio delas é possível compartilhar informações sobre novos livros e recursos disponíveis, divulgar eventos, facilitar a interação dos usuários por meio de comentários e mensagens e divulgar depoimentos sobre os serviços oferecidos e a satisfação dos usuários.
( ) Realizar parcerias com escolas e organizações locais, oferecer descontos e abono de multas por atraso na devolução de livros, utilizar CDU na classificação dos livros técnicos e enviar lista de novas aquisições por e-mail são consideradas estratégias de marketing eficazes para atrair novos usuários para a biblioteca.
( ) Receber novos usuários, expandir a coleção de livros de literatura brasileira e internacional, aumentar a visibilidade entre a comunidade e estabelecer vínculo satisfatório com os usuários cadastrados são alguns dos objetivos do marketing de relacionamento em uma biblioteca.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
No formato MARC 21, qual campo deve ser utilizado para entrada secundária de eventos?