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“A extensão dos direitos trabalhistas para os trabalhadores domésticos, consolidada na Lei Complementar 150 de 1º de junho de 2015, gerou inúmeras controvérsias na sociedade brasileira. De um lado, estava os que tinham sido contrários à lei, argumentando que criaria-se uma situação insustentável do ponto de vista econômico, pois oneraria a classe média e poderia levar ao desemprego da categoria” (SILVA, Afrânio et al,2016)

Sobre a controvérsia em torno da lei complementar 150 de 1º de junho de 2015, conhecida popularmente como PEC das domésticas, é possível afirmar que
“No Brasil, uma das principais expressões da indústria cultural são as telenovelas. O modelo, que consiste em contar uma história de maneira linear, tornou-se comum nos jornais em fins do século XIX, passando posteriormente para o rádio. No entanto, foi na televisão que o gênero se consolidou com um tipo específico de entretenimento. [...]
No campo da Sociologia, a interpretação delas apresenta duas visões, a primeira, filiada à perspectiva crítica desenvolvida por Adorno e Horkheimer, as considera um veículo de difusão da ideologia das classes dominantes. Nesse sentido, essa forma de entretenimento seria um modo de alienar o público, falseando a realidade [...].” (SILVA, Afrânio et al.,2016)

Conforme, a primeira interpretação sociológica, sobre as novelas brasileiras, que está descrita no texto, as novelas trazem em si a característica da indústria cultural, as novelas
“só o ser humano é transformador da natureza, e o resultado dessa transformação se chama cultura”.
[ARANHA; MARTINS.2005]

O conceito de cultura é usado de formas diferentes na Sociologia e Antropologia. O texto, refere-se à cultura como
Conforme Max Weber (1864 – 1920), o poder se estabelece numa relação social onde há a probabilidade de impor a própria vontade. A dominação, porém, é uma modalidade especial de poder, nela
Para Durkheim (1858 – 1917), os indivíduos se percebem como membros de uma sociedade graças uma forma de constrangimento externo que ele denominou solidariedade. As relações numa indústria atual é um exemplo de solidariedade orgânica porque