Filtrar


Questões por página:
Na escolha de um tipo de papel para trabalhos gráficos, devem ser considerados diversos fatores. Quando a qualidade final do impresso é fator primordial, as características de printabilidade e acabamento superficial são consideradas mais importantes, porém a gramatura também deve ser cuidadosamente escolhida. Assim, com base nessas informações, no caso da impressão de um livro ilustrado de 320 páginas, com grande quantidade de imagens fotográficas, o papel mais indicado para a sua produção é:
Os papéis para impressão são comercializados em diferentes formatos, originários de diferentes instituições. No Brasil a norma ABNT, NBR NM ISSO 216:2012 especifica formatos acabados para papéis para escrita, uso administrativo, comercial e técnico, de certos tipos de impressos, como formulários e catálogos. A mesma norma ABNT especifica outro aspecto técnico fundamental para a boa impressão. São especificações determinadas pelas normas:
Entre as tintas gráficas utilizadas para alterar os aspectos de brilho ou fosqueamento de um impresso os vernizes de acabamento são os mais comuns, muitas vezes combinado com a plastificação e/ou a laminação fosca. Com relação à aplicação combinada de vernizes e plastificação/laminação, é correto afirmar que:
Os sistemas ou processos de impressão se dividem entre os convencionais (também chamados de analógicos) e os digitais (também chamados de eletrônicos). Com o surgimento dos sistemas de impressão digitais, há modificações no mercado gráfico, especialmente com a viabilização da substituição de processos como a tipografia ou o offset na produção de livros. Isso ocorre, pois:
Em diversos trabalhos a formação de um filme de tinta espesso na impressão é fundamental para que as características visuais determinadas no projeto sejam obtidas. Em casos como o processo de impressão, o indicado é: