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Nos processos de gestão compartilhada no âmbito dos museus de arqueologia e etnologia no Brasil, no que se refere aos povos indígenas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Há um processo de escuta e troca intercultural entre os povos e as instituições no que se refere à gestão dos bens culturais e coleções.
II. Abre-se a possibilidade de um retorno físico ou simbólico de bens culturais aos grupos de origem.
III. As instituições deixam de ter um papel decisivo sobre a gestão dos bens culturais.
IV. As instituições tomam decisões sobre a gestão de bens culturais dos povos indígenas, atuando assim para a conservação de seus objetos.
A gestão compartilhada de acervos etnográficos tem crescido significativamente nos museus brasileiros. Sobre o assunto, é correto afirmar que atualmente:
I. não é permitido expor objetos etnográficos sem o consentimento dos povos indígenas. II. os povos indígenas têm a prerrogativa de definir procedimentos de conservação e restauro em objetos que pertençam a sua etnia. III. os povos indígenas podem decidir quais objetos devem integrar acervos museológicos.
Acervos etnográficos e arqueológicos se diferenciam, necessariamente:
Sobre manifestações culturais indígenas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As manifestações culturais dos povos indígenas não constituem parte da identidade do país.
II. As danças, modos de fazer, rituais e práticas artísticas indígenas são práticas culturais que não representam o patrimônio cultural brasileiro.
III. As manifestações culturais dos povos indígenas compõem parte da formação da sociedade brasileira e são reconhecidas como patrimônio cultural brasileiro.
IV. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não considera expressões indígenas como bens representativos do patrimônio cultural brasileiro.
Sobre patrimonialização de bens culturais indígenas, é correto afirmar que: