Filtrar


Questões por página:
O repouso prolongado em leito pode trazer uma série de consequências negativas, conhecidas como Síndrome do Imobilismo ou da Imobilização. A intervenção de um terapeuta ocupacional pode prevenir ou tratar pacientes que apresentam esse quadro. Com base nesse assunto é CORRETO afirmar:
Um dos grandes passos no processo de inserção da terapia ocupacional nos contextos sociais foi a sua inclusão no Sistema Único de Assistência Social por meio da Resolução nº 17, de janeiro de 2011, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), tornando o terapeuta ocupacional um profissional reconhecido como parte da equipe de referência, identificado e capacitado para atender às especificidades dos serviços socioassistenciais. Em relação a atuação do terapeuta ocupacional indivíduos em situações de vulnerabilidade, analise as afirmativas a seguir e assinale a INCORRETA:
A microcefalia é o traço mais evidente da Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV), com sinais e sintomas que comprometem o desenvolvimento cerebral e a adequada função do sistema nervoso central dos recém nascidos. As consequências da infecção pelo vírus surpreenderam a população, pesquisadores, profissionais e as autoridades de saúde no Brasil e no mundo, desencadeando esforços conjuntos para compreender e intervir nessa grande problemática de saúde pública. Sobre essa temática e a atuação do terapeuta do ocupacional, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
A construção da atual Política de Saúde Mental brasileira iniciada na década de 1980, no contexto do desenvolvimento e implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), foi baseada na ruptura com o modelo centrado na hospitalização e na constituição de redes de serviços comunitários. (Brasil,2001). Essas redes são compostas, dentre outros serviços, pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Centros de Convivência (CECCOs), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) e ações desenvolvidas por equipes de saúde mental na atenção básica e pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) (Brasil, 2004). Em relação ao NASF, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. As equipes dos NASFs, são classificadas em duas modalidades de acordo com a composição mínima de profissionais. II. O NASF 1 deve desenvolver ações junto à, no mínimo, oito equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e prevê cinco profissionais dentre os quais: assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico, farmacêutico, além de médicos; acupunturista, ginecologista, homeopata, pediatra, psiquiatra. III. O NASF 2 deve desenvolver ações junto à, no mínimo, três equipes de ESF e prevê três profissionais de ocupações não coincidentes. IV. Propõe-se que os NASFs assumam oito áreas de ação: atividade física/práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança, do adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.
A Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo,3ª Edição é o documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA) e descreve os conceitos centrais que fundamentam a prática da terapia ocupacional e constrói uma compreensão comum dos princípios básicos e a visão da profissão. A Estrutura é um documento em constante evolução. Com base na última revisão deste documento tão importante aos profissionais de terapia ocupacional (2015), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. “Clientes” são agora definidos como pessoas, grupos e populações. II. “Áreas de ocupação” agora são chamadas de “ocupações”. III. A Estrutura é dividida em duas seções principais: o domínio, que descreve as competências da profissão e as áreas nas quais seus membros têm um corpo de conhecimentos e competências estabelecidas, e o processo, que descreve as atitudes tomadas pelos profissionais durante a prestação de serviços voltados aos clientes e focados no envolvimento com as ocupações. IV. “Alcançar a saúde, bem-estar, e participação na vida por meio do envolvimento na ocupação” é a afirmação abrangente que descreve o domínio e o processo de terapia ocupacional em seu sentido mais amplo.