Filtrar


Questões por página:
Paciente de 66 anos, sexo masculino, apresenta sintomas do trato urinário inferior (STUI) de esvaziamento severos de longa data. Associa-se proeminentes STUI de armazenamento proporcionando importante impacto na qualidade de vida. Foi submetido a monoterapia com bloqueador α1-adrenérgico com resposta inadequada. Devido a isso, realizou estudo urodinâmico que evidenciou uma obstrução infra vesical de provável etiologia prostática, além de importante resíduo pós-miccional (> 150 ml).
Logo, tendo como objetivo proporcionar melhora na qualidade de vida ao paciente supracitado, assinale a alternativa que apresenta a terapia mais efetiva.
Os sintomas do trato urinário inferior (STUI), secundários a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), podem derivar de uma disfunção dinâmica da bexiga e da musculatura lisa prostática, como também de uma obstrução estática vesical, secundária ao crescimento progressivo da glândula. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta quando há a presença desta sintomatologia.
A deficiência congênita da junção ureterovesical (JUV) pode culminar com o surgimento de refluxo vesicoureteral (RVU) resultando em episódios de infecção do trato urinário (ITU) na infância. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo feminino,28 anos, comparece ao pronto atendimento (PA) pela quarta vez em 48 horas. Apresenta quadro álgico lombar esquerdo, de forte intensidade, o qual se irradia para flanco ipsilateral. Associa-se náuseas e vômitos. Relata que nas visitas anteriores ao PA lhe foram prescritos analgésicos e antiinflamatórios com melhora parcial da intensidade da dor, entretanto, com retorno do quadro inicial após cessação dos efeitos das medicações. Há 3 horas passou a apresentar queda do estado geral e febre aferida de 38,4º C. Ao exame físico apresenta-se em regular estado geral, desidratada 2+/4, febril (38,9º C), hipotensa e com taquicardia. O sinal de Giordano é positivo.
A partir do quadro clínico, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a principal hipótese diagnóstica e a terapia inicial que deve ser instituída após confirmação diagnóstica.
Os tumores testiculares correspondem a 5% dos tumores urológicos. Em relação ao câncer de testículo, assinale a alternativa correta.