Filtrar


Questões por página:

A genética forense trabalha também com outros seres que não o humano. Há, por exemplo, um crescente interesse na investigação de parentesco entre animais, sejam domésticos ou não. Por exemplo, foi descrito um conjunto de 12 marcadores do tipo STR situados no cromossomo X de cachorro, que são analisados em uma única reação de PCR, para investigação de parentesco. Foram avaliados 103 cachorros não aparentados, e todos os loci apresentaram-se de acordo com o esperado pelo equilíbrio de Hardy-Wenberg. Os autores também avaliaram a herança mendeliana dos marcadores e as taxas de mutação com a utilização de grupos familiares. Os marcadores selecionados apresentaram alto poder de discriminação e foram sugeridos como complementares à análise de STRs autossômicos, em especial para casos mais complexos.

B. van Asch et al. A framework for the development of STR genotyping in domestic animal species: characterization and population study of 12 canine X-chromosome loci. In: Electrophoresis, 2011 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto, assinale a alternativa correta.

Visando minimizar custos e tempo, busca-se estreitar o rol de suspeitos a serem testados na busca de perfil genético compatível com aquele encontrado associado a um processo criminal. Exemplo disso são os kits que vêm sendo desenvolvidos, geralmente de SNPs, para estimar, com base em material biológico coletado em cena de crime, características morfológicas do suspeito. Os primeiros kits são para identificação da cor de olho. Simultaneamente, vem crescendo o conhecimento relativo à herança de características morfológicas. A presença de múltiplos genes atuando em diversas vias metabólicas é o começo dessa explicação.

Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

A seguir, é apresentado um esquema da organização dos loci de imunoglobulina humana cadeia pesada (cadeia H) na linhagem germinativa e da estrutura da cadeia pesada H.

 
A. K. Abbas e A. H. Lichtman. Imunologia celular e molecular. Tradução da 5.ª ed. Sauders Elsevier, 2005 (com adaptações).
 
Considerando a figura, assinale a alternativa correta.

A tabela a seguir apresenta estimativas de mistura genética obtidas com a utilização de dados de 48 marcadores bialélicos situados no cromossomo X humano para quatro populações brasileiras – Macapá, Belém, Sul do Brasil e afrodescendentes da Amazônia.

P. A. Francez et al. Allelic frequencies and statistical data obtained from 48 AIM INDEL loci in an admixed population from the Brazilian Amazon. Forensic Science International: Genetics, 2011, p.132–5 (com adaptações).

Assinale a alternativa que apresenta a melhor representação desses dados na forma de árvore filogenética.

A transferência, para objetos, de material biológico de mãos, boca e outras partes do corpo com integridade física tem sido alvo de investigações em decorrência da sua utilidade em genética forense. Transferência de material biológico também pode ocorrer entre indivíduos. Por exemplo, o aperto de mãos entre duas pessoas possibilita a transferência simultânea de material entre elas. E, se, na sequência, uma dessas pessoas toca um copo, por exemplo, a mistura biológica poderá ser depositada no copo e ser recuperada para análises de perfil genético.

Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.