Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A técnica de coloração mais utilizada em histologia animal é a hematoxilinaeosina. A hematoxilina é ácida e cora predominantemente o citoplasma, já a eosina tem atração por substâncias ácidas basófilas dos tecidos, como núcleos.
mostrar texto associado
Os cortes histológicos dos tecidos a serem observados devem ser feitos com a utilização de micrótomo e a espessura mais usual em tecidos animais é a de 0,5 milímetros.
mostrar texto associado
O processo de impregnação consiste na penetração de parafina nos vazios deixados pela água, antes existentes no tecido. É a parafina utilizada nesse processo que irá endurecer o material e dar a consistência adequada para que ele possa ser cortado.
mostrar texto associado
Antes da inclusão por parafina, é necessária a infiltração de um solvente no tecido. Como a parafina não é solúvel em água ou álcool, o solvente permitirá que a parafina penetre eficientemente no tecido. Dentre os solventes de parafina mais utilizados no processo, pode-se citar o xilol.
mostrar texto associado
O processo de retirada de água do interior da célula, para conseguir a infiltração suficiente da parafina, é denominado diafanização e utiliza, usualmente, álcool etílico em uma série crescente de concentração que inicia em 10% até chegar a 100%.