Filtrar


Questões por página:
A impressão de uma árvore de natal com luzes vermelhas, azuis e verdes dentro de um ambiente completamente escuro. Um forte ruído que chama a atenção das pessoas que circulam pela Tate Modern em Londres. Esses são alguns dos elementos que compõem a instalação Babel, do artista plástico carioca Cildo Meireles, que levou oito meses para ser finalizada. Trata-se de uma obra de arte de cinco metros de altura feita por mais de 900 rádios dos mais diferenciados modelos e épocas, todos sintonizados em estações mundiais. A experiência provoca confusão no espectador que tem os sentidos submetidos a ruídos e falas nas mais diversas línguas. Muito se diz e nada se entende, mais ou menos como a nossa comunicação baseada no excesso de informações e na falta de entendimento entre todos.
Imagem associada para resolução da questão


(extraído de https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimasnoticias/cultura-silencio-e-sons-percorrem-asinstalacoes-de-cildo-meireles/acesso em 04 de novembro de 2021)
O objetivo do artista Cildo Meirelles ao reviver o mito mesopotâmico, tão representativo da cultura judaico-cristã na modernidade é promover a reflexão sobre a:

Utilize os textos para responder a questão:

TEXTO I

Imagem associada para resolução da questão

O que torna os lares de hoje tão atraentes, tão

envolventes? 1956 – Richard Hamilton.


TEXTO II


O culto ao corpo aliado à beleza que pode ser criada e cultivada nas academias, músculo a músculo, protagonizando histórias a serem vividas no cinema e nas revistas por celebridades aparentemente sensuais e felizes, aparece como uma premonição da contemporaneidade no trabalho pioneiro de Richard Hamilton. Sim! Pioneirismo por se tratar de um tema tão atual ainda em 1956, quando o narcisismo corporal e a cultura das celebridades era ainda incipiente, ocupando um mass media que ainda não aparecia em selfies ou nas incriadas rede sociais.

O corpo como um templo ao consumo, seja o consumo da aparência atlética ou da felicidade, conquistada pela posse de um sem-fim de objetos que facilitam o cotidiano, tornando-se imprescindível tê-los um a um, montando uma rede de propriedade e afetos que chamamos lar. (Trecho extraído do e-book “Arte em Movimento” 50 análises para Enem e Vestibulares – Consuelo Holanda e Nathália de Freitas)

A obra colagem de Richard Hamilton é um dos primeiros ícones da Pop Art. A partir da análise dos textos acima, é possível inferir que a Pop Art:

Analise as imagens abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


Clássicos da Arquitetura: Entrada das Estações de Metrô de Paris / Hector Guimard.


Dispersas pelas ruas de Paris, as elegantes entradas das estações do Métropolitain (metrô) são um monumento coletivo à Belle Époque da cidade do final do século XIX e início do século XX. Com o trabalho sinuoso modelado a partir de plantas estilizadas, as entradas do metrô agora figuram entre os mais famosos emblemas arquitetônicos da cidade. No entanto, devido à cautela da cidade em face à industrialização e da decisão do arquiteto Hector Guimard de utilizar uma estética arquitetônica então nova, levaria décadas antes que as entradas ganhassem a ilustre reputação que agora desfrutam.


https://www.archdaily.com.br/br/880796/classico s-da-arquitetura-entrada-das-estacoes-de-metrode-paris-hector-guimardacesso em 13 de agosto de 2020.


A estética comum entre as fotos do final do século XIX e a da atualidade, bem como a descrição do texto associam as produções apresentadas à (ao):

A Música pode ser compreendida como a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais. São elementos fundamentais da música:

Analise atentamente os textos abaixo e responda à questão proposta:


TEXTO I

Imagem associada para resolução da questão


Yayoi Kusama, Narcissus Garden,1966 - 2009, Centro de Arte Contemporânea Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais, Brasil.


TEXTO II

500 esferas de aço inoxidável flutuam sobre o espelho d’água criando formas que diluem ou condensam de acordo com o vento e outros fatores externos. Evocando o mito de Narciso, que se encanta pela própria imagem projetada na superfície da água, a obra constrói um enorme espelho, composto por centenas de espelhos que distorcem, fragmentam e, sobretudo, multiplicam a imagem daqueles que a contemplam fazendo uma referência a imagem do “eu” na contemporaneidade.


(http://mgrepresentacoes.com.br/posts/narcissusgarden acesso em 04 novembro de 2021)


Compreendendo os elementos que compõem a obra de Yayoi Kusama, percebe-se que a característica significativa para a composição é: