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A tabela a seguir mostra a composição da atmosfera de três planetas rochosos. Nela, o nome de alguns gases foi omitido.


Imagem associada para resolução da questão


Com relação à tabela e à composição atmosférica dos planetas apresentados, analise as afirmativas a seguir:


I. As letras A, B e C correspondem, respectivamente, aos gases dióxido de carbono, oxigênio e nitrogênio. O nitrogênio gasoso é fundamental à vida, pois é usado diretamente pelas plantas na produção de proteínas.

II. O gás “A” é responsável pela elevada temperatura observada na superfície do planeta Vênus. Na Terra, além de “A”, o gás metano também contribui para reter a energia térmica proveniente do Sol.

III. A tabela constitui uma ferramenta para análise de dados e seu uso nas aulas de ciências permite desenvolver habilidades como demonstrar que o ar é uma mistura de gases e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.


Está correto o que se afirma em

Durante uma atividade prática, os alunos coletaram diversas amostras de água com o objetivo de verificar seu pH. Após as medições, o valor de pH obtido para a água da chuva causou bastante surpresa, estimulando o grupo a aprofundar-se no conteúdo da aula: ácidos, bases e escala de pH.

Com relação aos temas acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O pH da água da chuva é naturalmente ácido, com valor em torno de 5,6. Essa acidez é devida à reação entre a água e o gás carbônico presente na atmosfera que origina, assim, o ácido carbônico (H2CO3).

( ) Chuvas ácidas resultantes da ação antrópica ocorrem apenas em regiões industrializadas, onde a queima de combustíveis por automóveis e indústrias libera óxidos, como o SO2, que reage com a água na atmosfera formando H2SO4.

( ) Em uma aula prática pode-se utilizar o suco de repolho roxo ou o extrato de açaí como indicador de pH. Esses vegetais possuem antocianina, substância que muda de cor em meio ácido ou básico.


As afirmativas são, respectivamente,

“Os fenômenos naturais sempre despertaram nosso interesse, afinal, muitos deles nos afetam diretamente. No alvorecer da civilização helênica, a observação contínua do céu, somada aos avanços da matemática, permitiram descrever fenômenos planetários a partir de representações geométricas. Hiparco (190- 120 a.C), por exemplo, calculou a distância Terra-Lua com base no tempo de duração de um eclipse lunar.”
(Ciência Hoje, Julho 2020, CH 367)
Com relação aos eclipses lunares, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O eclipse total lunar acontece quando a Terra fica exatamente entre o Sol e a Lua. ( ) No eclipse total da Lua, o satélite fica na região da penumbra. ( ) O eclipse lunar acontece sempre que há lua cheia.
As afirmativas são, respectivamente,
A visão é um sentido de grande importância para a percepção do mundo pelos humanos e por outros animais. Para compreender o sentido da visão, entretanto, é preciso conhecer as propriedades da luz.
Com relação à luz, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Um corpo que reflete difusamente apenas verde sob a luz branca, será visto como preto sob luz vermelha. ( ) Quando um raio de luz incide sobre uma superfície plana e polida como a superfície de um espelho comum, o raio de luz é refletido com o mesmo ângulo com que incidiu. ( ) Em frente a um espelho plano, quando levantamos a mão direita, a imagem faz o mesmo, mas ocorre uma inversão, pois o lado esquerdo aparece como direito; é o fenômeno da refração de imagens.
As afirmativas são, respectivamente,
Um professor propôs um experimento a seus alunos no qual eles estudaram a permeabilidade de três diferentes tipos de solos: o argiloso, o arenoso e o humífero. Os alunos, além de observarem a passagem da água por cada um dos tipos de solo, pesquisaram em uma bibliografia específica sobre os seus componentes.
Com relação às conclusões dos alunos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os solos podem conter partículas de argila, areia ou silte. A argila é formada por grãos menores que a areia. Esta última, por sua vez, é menor que o silte. A proporção entre esses componentes afeta as características do solo, entre elas a fertilidade. ( ) Solos arenosos são muito permeáveis. Os sais minerais e a matéria orgânica, os quais servem de nutrientes para as plantas, são carregados pela água. Ainda assim os solos arenosos continuam ricos em nutrientes. ( ) Solos humíferos são escuros, úmidos e ricos em matéria orgânica, o que os torna porosos, com boa circulação de ar e com os nutrientes necessários às plantas.
As afirmativas são, respectivamente,