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A variável mais frequentemente utilizada nos estudos de geração de viagens para empreendimentos de grande porte no Brasil, como os shopping centers, é:

Observe-se a figura a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


O diagrama de espaço-tempo acima refere-se a uma programação semafórica, ainda em elaboração, para três interseções de uma via principal que opera em regime de sentido duplo de direção. Para a interseção 1, foi determinado um ciclo de 60s com um tempo de verde de 30s e 03s de amarelo.

Considerando que os veículos trafegam a uma velocidade média de 30 km/h e que as demais interseções terão o mesmo tempo de ciclo e estágios, o tempo máximo de “banda verde” que contemple as três interseções e seja igual para as duas direções de tráfego, bem como as defasagens para as interseções 2 e 3 serão, respectivamente, de:

Em engenharia de tráfego, a variável que indica a fluidez de uma seção de via, ou do grupo de movimentos de uma interseção, é:
As resoluções CONTRAN, em vigor, relacionadas ao uso de fiscalização eletrônica de infrações determinam que não é obrigatória a presença da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito quando utilizados sistemas automáticos do tipo:
Segundo a Lei nº 12.587/2012, referente à Política Nacional de Mobilidade Urbana, são modos de transporte urbano: