Filtrar


Questões por página:
A saúde do Trabalhador é um campo complexo de atuação, onde vários segmentos do governo e da sociedade atuam, de forma direta e indireta, devendo trabalhar de forma integrada (SOLHA; GALLEGUILLOS,2015). Sobre a questão da saúde do trabalhador, assinale a alternativa incorreta.
Dentre os indicadores mais comuns de serem avaliados por equipes que atuam em Gestão de Saúde, os indicadores de desempenho sempre ocupam lugar de destaque, visto que, são deles que se torna possível realizar avaliações sobre eficiência e qualidade do trabalho prestado pelos colaboradores (TAJRA,2015). Estes indicadores são comumente levantados por meio de avaliações de desempenho realizadas de forma estratégica.
Sobre avaliação de desempenho, assinale a alternativa incorreta.
Assim como em outras funções dos Recursos Humanos - RH, o êxito de um programa de segurança e saúde exige o apoio e a cooperação dos gestores. No entanto, o problema é mais complicado. Em algumas organizações, a segurança faz parte de uma função separada, embora tanto os gestores quanto o pessoal de RH também exerçam papéis importantes na proteção dos trabalhadores (IVANCEVICH,2008). Em relação a segurança dos colaboradores, Ivancevich (2008), aponta que: Existem inúmeros fatores ambientais imprescindíveis para a segurança e a saúde dos funcionários. “É provável que o fator mais crucial seja a ______, principalmente porque ela é influenciada pela tecnologia e pelas condições de trabalho do ambiente organizacional. O segundo fator vital é a _______ quanto à segurança e à saúde. As atitudes dos funcionários variam desde a preocupação com a segurança e a colaboração com um programa relacionado a essa área até a apatia” (p.488). De acordo com o postulado pelo autor, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Considera-se que o conceito de vigilância em saúde trata de um processo contínuo e sistematizado para a coleta e análise de dados sobre as ocorrências de doenças, como também para a identificação de fatores de risco, o planejamento das ações para a promoção da saúde, a prevenção das doenças, o controle de riscos e a proteção da saúde da população É observado, ainda, que a saúde é um estado complexo e multifatorial, com isso, a vigilância em saúde no Brasil é dividida, operacionalmente, em áreas distintas de atuação para o desenvolvimento de ações visando ao alcance de seus objetivos (COSTA; HIGA,2019). Sobre a divisão operacional da vigilância em saúde no Brasil, assinale a alternativa correta
Ao contextualizar as práticas de gestão hospitalar Tajra (2015), informa que para a Organização Mundial da Saúde (OMS), um hospital é: “o hospital é um elemento organizador de caráter médico-social cuja função consiste em assegurar assistência médica completa, curativa e preventiva à população, e cujos serviços externos se irradiam até a célula familiar considerada em seu meio; é um centro de medicina e de pesquisa biossocial”. Segundo o Decreto no 76.973, de 31 de dezembro de 1975, os hospitais podem ser classificados em relação a: especialidade de atendimento, tempo de permanência do atendimento, área geográfica de atendimento, capacidade de ensino, constituição do corpo clínico, natureza do patrimônio e da capacidade de atendimento. Sobre a modalidade classificada como “especialidade de atendimento”, analise as afirmativas a seguir.
I. Fazem parte desta modalidade os hospitais gerais e os hospitais especializados. II. Fazem parte desta modalidade os hospitais-dia e hospitais-noite. III. Fazem parte desta modalidade os hospitais locais e os hospitais de base. IV. Fazem parte desta modalidade os hospitais de ensino e os hospitais paraestatais

De acordo com o descrito no Decreto 76.973/1975, assinale a alternativa correta.