Filtrar


Questões por página:
A doença pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) pode ser considerada como doença relacionada ao trabalho, do Grupo I da Classificação de Schilling, posto que as circunstâncias ocupacionais da exposição ao vírus são acidentais ou ocorrem em condições específicas de trabalho, se bem documentadas e excluídos outros fatores de risco. Em relação às injeções e ao manejo de instrumentos perfurocortantes potencialmente transmissores do HIV, assinale a alternativa INCORRETA.

Hepatite é termo genérico para inflamação do fígado que, convencionalmente, designa alterações degenerativas ou necróticas dos hepatócitos. Sobre esse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na hepatite viral A, a fonte de infecção é o próprio homem e a transmissão é direta por mãos sujas, água ou alimentos contaminados.

( ) Na hepatite viral B, o vírus é encontrado em todas as secreções e excreções do corpo, mas, aparentemente, apenas o sangue, o esperma e a saliva são capazes de transmiti-lo.

( ) Na hepatite viral C, a soroprevalência em trabalhadores da saúde parece ser similar à da população geral. A soroconversão dos trabalhadores que se acidentam com material contaminado ocorre em 1,2 a 10% dos trabalhadores acidentados.

A sequência está correta em

A leptospirose relacionada ao trabalho tem sido descrita em trabalhadores que exercem atividades em contato direto com águas contaminadas ou em locais com dejetos de animais portadores de germes. Caso suspeita ou confirmada a relação da doença com o trabalho, deve-se, EXCETO:
No homem, a porta de entrada mais frequente para o Bacillus anthracis, agente etiológico do Carbúnculo, é a cutânea, em 90% dos casos, com formação de pústula necrótica escura que pode evoluir para a cura ou para uma septicemia, através da via linfática, levando à morte. São formas de prevenção dessa doença, EXCETO:
O período de incubação da tuberculose é de 4 a 12 semanas após a infecção, com desenvolvimento de reação tuberculínica positiva. A maioria dos casos novos da doença ocorre em 6 a 12 semanas após o período de incubação. É transmissível enquanto o doente estiver eliminando bacilos. Sobre essa doença, assinale a alternativa INCORRETA.