Filtrar


Questões por página:
Nos dias atuais, as empresas são dependentes da tecnologia e dos serviços que a área de Tecnologia da Informação (TI) oferece, entre eles o de monitoramento de rede. Esse monitoramento de rede é importante, pois são instrumentos de segurança, fundamentais na dinâmica dos negócios. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. O comando PING é uma ferramenta de diagnóstico para verificar conectividade entre dois hosts em uma rede, ou seja, é um teste importante para o gerenciamento de redes de computadores. Além disso, o ping mede o tempo de atraso entre o pacote ICMP enviado e o recebido, dando um panorama de como a velocidade da rede está entre o computador local e o remoto. II. Com o aplicativo traceroute o usuário tem a capacidade de descobrir o caminho percorrido pelo pacote até seu destino. Ele envia 3 pacotes UDP com a porta de destino não usada por nenhum aplicativo, inicialmente com TTL igual a um (1). Quando passar pelo primeiro roteador, tornar-se-á zero e uma mensagem ICMP tempo excedido retornará. Com isso teremos informações sobre o primeiro roteador no meio do caminho e o RTT da fonte até este roteador. Em seguida, o TTL é aumentado para dois (2) e novamente são enviados 3 pacotes UDP, porém a mensagem ICMP ocorrerá somente no segundo roteador. O processo se repete até que o usuário tenha conhecimento de cada roteador no meio do caminho, entre sua máquina e o destino. Quando o destino for alcançado, não retornará mais a mensagem ICMP tempo excedido e sim uma mensagem ICMP porta inacessível. III. O gerenciamento de desempenho de rede tem como principais funções qualificar, medir, analisar e controlar o desempenho dos seus diferentes componentes.
Dispositivos de rede, ou Hardware de rede, são os meios físicos necessários para a comunicação entre os componentes participantes de uma rede. Sobre esse tema, assinale a alternativa que não representa um tipo de componente físico válido de uma rede.
Protocolos de rede são os conjuntos de normas que permitem que duas ou mais máquinas conectadas à internet se comuniquem entre si. Funciona como uma linguagem universal, que pode ser interpretada por computadores de qualquer fabricante, por meio de qualquer sistema operacional. Eles são responsáveis por pegar os dados transmitidos pela rede e dividi-los em pequenos pedaços, que são chamados de pacotes. Cada pacote carrega em si informações de endereçamento de origem e destino. Os protocolos também são responsáveis pela sistematização das fases de estabelecimento, controle, tráfego e encerramento. Considerando esse tema, assinale a alternativa que não representa todos tipos válidos de Protocolo de rede.
Rede de computadores ou Rede de dados, na informática e na telecomunicação, é um conjunto de dois ou mais dispositivos eletrônicos de computação (ou módulos processadores ou nós da rede) interligados por um sistema de comunicação digital (ou link de dados), guiados por um conjunto de regras (protocolo de rede) para compartilhar entre si informações, serviços e recursos físicos e lógicos. As conexões podem ser estabelecidas usando mídia de cabo ou mídia sem fio. A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores através da qual há o tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ela. Sobre o tema rede de computadores e suas topologias, assinale a alternativa que não representa uma topologia de rede válida.
Uma rede de computadores bem planejada reduz os custos com novas instalações, facilita mudanças, manutenções mais rápidas e mais seguras, suportando todas as necessidades de comunicação, incluindo telefones, câmeras de segurança, redes de computadores e outros. O cabeamento estruturado é um método padronizado de cabear uma rede, considerando as normas de segurança, melhores práticas e o maior aproveitamento de recursos dos equipamentos. Sobre esse tema, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Os cabos de par trançado possuem dois ou mais fios entrelaçados em forma de espiral, sendo que cada par é isolado do outro por material isolante, que normalmente são recobertos por uma proteção de PVC (PolyVinyl Chloride). O objetivo desse entrelaçamento é reduzir a indução de ruídos e manter as propriedades elétricas constantes do meio, em todo o seu comprimento. Este tipo de cabo pode ser usado em distâncias máximas de 100 metros. II. O cabo coaxial recebe tal nome por ser constituído de várias camadas concêntricas de condutores e isolantes. Ele é basicamente formado por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante, e ainda rodeado por uma blindagem. Cabos coaxiais podem transmitir dados a distâncias consideradas grandes, sem que haja degradação do sinal: os do tipo 10Base2 podem ser utilizados em distâncias de até 1000 metros. III. O cabo de fibra ótica é o que há de mais avançado em termos de transmissão de dados e energia via cabo. Esta ocorre com o envio de um sinal de luz codificado dentro do domínio de frequência do infravermelho (de 10 a 15 MHz). A transmissão pode ser feita por meio de diodos emissores de luz (LED) ou lasers semicondutores. Estes últimos são mais eficientes em potência, já que possuem espessura reduzida. Entretanto, os de LED possuem menor custo e têm ciclo de vida maior do que os de laser. Como não sofrem interferência eletromagnética e de rádio frequência, os cabos de fibra ótica garantem total isolamento entre transmissor e receptor. Além disso, suas transmissões alcançam longas distâncias (acima de 1000 metros) embora sejam mais caros e de difícil instalação e manutenção quando comparados aos cabos coaxial e de par trançado.