Filtrar


Questões por página:
Devido a eficiência da mineralização da matéria orgânica, poucas moléculas conservam sua estrutura intacta ou mesmo seu esqueleto carbônico original. Assim compostos orgânicos que resistem a destruição parcial das suas estruturas originais pelo processos biogeoquímicos foram chamados de “Fósseis Quimicos” por Eglinton (1967).
Em relação à geoquímica orgânica, analise as afirmativas a seguir.
I. Biomarcadores são compostos orgânicos, resistentes à degradação, uma espécie de assinatura química, como um fingerprint, permitindo a identificação da origem dos hidrocarbonetos. II. Durante a diagênese nos sedimentos os biomarcadores sofrem as mesmas reações que os outros compostos orgânicos do sedimento: perda dos grupos funcionais, aromatização e isomerização. A diferença é que o esqueleto carbônico básico é conservado. III. Em betumes imaturos e óleos de maturidade muito baixa, formas insaturadas e funcionalizadas podem estar presentes. IV. A distribuição dos biomarcadores pode fornecer dados para distinguir rochas geradoras depositadas em diferentes ambientes e óleos gerados a partir delas., bem como nível de biodegradação, maturação, ambiente deposicional e correlação óleo-óleo e óleo-rocha geradora e migração.
Está correto o que se afirma em
Na geofísica aplicada os métodos elétricos são considerados os mais versáteis, sendo extensamente aplicados em prospecção mineral, prospecção de águas subterrâneas, estudos de geologia de engenharia e estudos ambientais.
Em relação aos métodos elétricos, assinale a afirmativa correta.
Com relação às rochas sedimentares, analise as afirmativas a seguir.
I. Depósitos detríticos ou clásticos são formados pela desagregação intempérica de materiais que podem ter tamanho argila até matacões. II. Arenito, siltito e ardósia são exemplos de rochas sedimentares. III. O grau de arredondamento e a esfericidadade de uma partícula são controlados pelo tipo de transporte e agente de deposição, ou seja, a mineralogia e estrutura interna do mineral não influencia na silhueta dos grãos. IV. A estratificação ou acamamento é a estrutura sedimentar primária típica formada pela superposição das camadas depositadas.
Está correto o que se afirma em
Gradiente geotérmico é
Com relação aos processos metamórficos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. As principais fontes de calor na litosfera são: calor do residual do manto e núcleo; fluxo de calor do manto para a base da crosta (convecção + condução); calor gerado por decaimento radioativo; calor fornecido por intrusões magmáticas e fluídos hidrotermais (fluido aquoso quentes combinado com outras fases fluidas). II. Os principais fatores que controlam o metamorfismo são temperatura, pressão, presença de fluidos, tempo e natureza do protólito. III. A pressão dirigida (confinante), não apresenta direção preferencial; é decorrente do peso da coluna de rochas suprajacente; atua semelhante à pressão hidrostática. IV. A pressão litostática (tensão ou esforço) é causada por esforços tectônicos; promove a deformação nas rochas e orientação de minerais segundo direção perpendicular à de máxima pressão; atua de forma vetorial.
As afirmativas são, respectivamente,