Filtrar


Questões por página:
Os primeiros processos de desenvolvimento de software eram estritamente sequenciais, começando com uma fase de especificação de requisitos até chegar às fases finais de implementação, testes e manutenção do sistema. No entanto, começou-se a perceber que software é diferente de outros produtos de Engenharia. Essa percepção foi ficando clara devido aos problemas frequentes enfrentados por projetos de software nas décadas de 70 a 90. Dessa forma, surgiram os métodos ágeis, que preconizam que um sistema deve ser construído de forma incremental e iterativa. Pequenos incrementos de funcionalidade são produzidos, em intervalos curtos e, logo em seguida, validados pelos usuários. Diversos métodos que concretizam os princípios ágeis foram propostos, tais como Scrum, Extreme Programming (XP) e Kanban.
Adaptado de Marco Túlio Valente. Engenharia de Software Moderna: princípios e práticas para desenvolvimento de Software com produtividade. Belo Horizonte:[s.n.],2020.

Em relação aos métodos ágeis, avalie as seguintes afirmações:

I – Uma das características de processos ágeis é a adoção de ciclos curtos e iterativos de desenvolvimento, por meio dos quais um sistema é implementado de forma gradativa.
II – Scrum é um método ágil para gerenciamento de projetos, que necessariamente precisam ser projetos de desenvolvimento de software.
III – Extreme Programming (XP) é um método ágil voltado exclusivamente para projetos de desenvolvimento de software. Dessa forma, XP inclui um conjunto de práticas de programação.
IV – Assim como no Scrum, o Kanban define uma lista fixa de papeis e de cerimônias que devem ser realizadas durante o processo de desenvolvimento de software.

Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Tentativas de lidar com a complexidade e de minimizar os problemas envolvidos no desenvolvimento de software envolvem a definição de processos de desenvolvimento de software (PDS). Um PDS compreende todas as atividades necessárias para definir, desenvolver, testar e manter um produto de software.

Adaptado de Eduardo Bezerra. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML.2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2007.

Neste cenário, qual atividade típica de um PDS tem como principal objetivo que os usuários e desenvolvedores do software tenham a mesma visão do problema a ser resolvido?
Considere as seguintes definições relacionadas a teste de software, com lacunas a preencher, e assinale a alternativa que preencha corretamente as três definições, considerando sua ordem.
1. O teste __________ verifica o comportamento individual de partes do código. Cada parte é testada separadamente para garantir que ela esteja funcionando corretamente antes de ser integrada ao resto do sistema.
2. O teste __________ verifica a conexão entre as diferentes partes do sistema. É realizado depois que as partes foram testadas e corrigidas individualmente, e o objetivo é verificar se elas funcionam corretamente juntas.
3. O teste __________ verifica se o software atende às expectativas do usuário em termos de funcionalidades e recursos. Esse teste é realizado a partir da perspectiva do usuário, simulando a interação com o software e verificando se ele produz resultados esperados. Pode ser realizado manualmente ou com a ajuda de ferramentas de automação de testes.
Analise as afirmativas abaixo sobre a ferramenta de versionamento Git e assinale a alternativa correta.
I. O Git trabalha com uma estrutura de árvores em três níveis: work directory, stage (ou index) e head. II. O comando git commit serve para enviar as alterações locais a um repositório remoto. III. O comando git pull é equivalente ao comando git fetch seguido do comando git merge. IV. O comando git reset serve para desfazer alterações, sem alterar a referência head. V. O comando git checkout pode ser utilizado para trocar de uma branch para outra.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos processos de gerenciamento de riscos de um projeto, de acordo com o Guia PMBOK.