Filtrar


Questões por página:

Em aplicações para web orientadas a objeto, há um design pattern muito utilizado, (relacionado à arquitetura de sistemas) que possui um componente que:


− Define o comportamento da aplicação.

− Mapeia ações do usuário para classes que cuidam do acesso aos dados.

− Seleciona páginas web para entregar resultados vindos das classes de acesso aos dados.


O componente citado no texto acima é o

Essa API é uma especificação da W3C, independente de plataforma e linguagem, que permite que programas e scripts acessem dinamicamente e possam alterar o conteúdo, a estrutura e o estilo de um documento eletrônico. Oferece uma maneira padrão de se acessar os elementos de um documento, além de permitir que se trabalhe com cada um desses elementos separadamente, possibilitando a criação de páginas altamente dinâmicas.


A API citada no texto é a

Analise as seguintes afirmações:

I. Fornece uma interface para a criação de uma família de objetos relacionados ou dependentes sem fornecer os detalhes de implementação das classes concretas.
II. Converte uma interface de uma classe existente em outra interface esperada pelos clientes. Permite que algumas classes com interfaces diferentes trabalhem em conjunto.
III. Separa uma implementação de sua abstração, de forma que ambas possam variar independentemente.
IV. Separa a construção de um objeto complexo de sua representação, de modo que o mesmo processo possa criar representações diferentes.

Tratam, respectivamente, dos design patterns:
Um Web Service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações heterogêneas, na qual cada aplicação pode ter a sua própria linguagem, que é então traduzida para uma linguagem universal utilizada para essa comunicação. Sobre um Web Service é INCORRETO afirmar que
Uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) é uma forma de arquitetura de sistemas distribuídos que é tipicamente caraterizada pelo seguinte:

I. Visão lógica: O serviço é uma visão abstrata e lógica de programas, bancos de dados, processos de negócio etc. definida em termos de “o que isso faz”, carregando em conjunto uma operação de nível de negócio.
II. Orientação de mensagens: O serviço é formalmente definido em termos de mensagens trocadas entre agentes prove- dores e requisitantes.
III. Orientada à descrição: Um serviço é descrito por um metadado que pode ser processado por uma máquina. Essa descrição expõe apenas detalhes que são importantes para o serviço.
IV. Granularidade: Serviços tendem a ser um pequeno número de operações com mensagens relativamente grandes e complexas.

Está correto que é exposto em