Filtrar


Questões por página:
As políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas e formas de enfrentamento, em geral setorializadas e fragmentadas, às expressões multifacetadas da questão social no capitalismo, cujo fundamento se encontra nas relações de exploração do capital sobre o trabalho.
BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história, Biblioteca básica de Serviço Social; v.2.2008 p.51.
Sobre políticas sociais, é correto afirmar que:
Questão Anulada
Constituem competências do Assistente Social, conforme previsto no Art.4º do Código de Ética do assistente social, EXCETO:
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) publicou os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, o qual discorre sobre o trabalho interdisciplinar na Assistência Social. Desta forma, podemos considerar como trabalho interdisciplinar, EXCETO:

Sobre o debate da instrumentalidade do Serviço Social, marque V para verdadeiro e F para falso.


( ) O método de análise crítico-dialético nos permite captar a instrumentalidade nas suas possibilidades.

( ) O debate da instrumentalidade se faz necessário por se tratar de uma profissão de natureza interventiva.

( ) A instrumentalidade e o projeto profissional são distintos, pois o primeiro remete apenas a dimensão operativa e o segundo, corresponde aos limites e possibilidades do assistente social.

( ) O debate da instrumentalidade tenta romper com visão formalista de conceber técnicas como algo que determina a ação profissional.

( ) A análise teórica da instrumentalidade, elimina o diálogo entre a dimensão ética, e prioriza o tratamento instrumental técnico-operativo.


Assinale a assertiva que corresponde à sequência corretamente:

Pensar o projeto profissional supõe articular uma dupla dimensão: de um lado as condições macrossocietárias, que estabelecem o terreno sócio histórico em que se exerce a profissão, seus limites e possibilidades; e de outro, as respostas sócio históricas, ético-políticas e técnicas de agentes profissionais a esse contexto, as quais traduzem como esses limites e possibilidades são analisados, apropriados e projetados pelos assistentes sociais.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social,2014, p.222.
Considerando a citação acima, assinale a alternativa que não corresponde ao Projeto Profissional do Serviço Social: