Filtrar


Questões por página:
Em relação à recuperação de áreas degradadas, o ponto de origem é a degradação do solo. Sobre a degradação dos solos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os processos erosivos as suas respectivas características.

Coluna 1
1. Laminar. 2. Sulcos. 3. Eluviação. 4. Iluviação. 5. Embate.
Coluna 2
( ) Há a abertura canais ou ravinas, que se iniciam pelo cisalhamento do solo causado pela energia potencial da água da chuva não infiltrada.

( ) É a remoção seguida de transporte de partículas e materiais solubilizados através do solo. A porosidade e agregação do solo influenciam na natureza e intensidade do processo podendo formar horizontes de impedimento ou deslocar nutrientes para e pelas raízes das plantas.

( ) É um tipo de processo erosivo superficial, onde há o desgaste de forma uniforme do solo, sendo quase imperceptível na fase inicial.

( ) É o processo de deposição ou acúmulo do material que foi removido de um ponto e que é depositado em outro dentro de um perfil de solo ou em superfície.

( ) É o ponto inicial de um processo erosivo em solos, onde há ação direta da energia cinética da gota de chuva sobre os solos desprovidos de proteção em sua superfície. Tende a ser maior quanto mais arenoso o solo for.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Quando se trata de conservação de solo e água, busca-se saber as quantidades que estão sendo perdidas. Referente a isso, analise as assertivas a seguir:

I. A USLE é o modelo matemático mais utilizado para a predição de perdas de solo por erosão hídrica por impacto da chuva e escoamento superficial.

II. Erodibilidade, comprimento de rampa e declividade são os fatores chaves que todo modelo de predição de perda de solo precisa ter para funcionar.

III. O modelo computacional chamado “Terraço for Windows” tem por objetivo disciplinar o fluxo de água excedente que o solo não consegue absorver, reduzindo as perdas de solo no campo.

IV. Por erosividade, entende-se a capacidade de o solo resistir à ação mecânica do impacto da gota de chuva sobre ele ou da força de cisalhamento da água, ao passo que erodibilidade refere-se à energia cinética da chuva ou energia potencial do fluxo de água não infiltrado que atua sobre o solo, podendo causar erosão.

Quais estão INCORRETAS?
Visualizar Questão Comentada
Referente a Resolução do Consema nº 372/2018, analise as assertivas a seguir:

I. Dispõe sobre os empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, passíveis de licenciamento ambiental no Estado do Rio Grande do Sul, destacando os de impacto de âmbito local para o exercício de competência municipal no licenciamento ambiental.

II. Também versa sobre passivos ambientais e atividades potencializadoras de produção de passivos de origem animal dispostos no meio ambiente.

III. Considera-se Conselho Municipal de Meio Ambiente, para efeitos do disposto nessa Resolução, aquele colegiado que possui caráter deliberativo, sempre que possível com paridade entre governo e sociedade civil, com regimento interno instituído, com definição de suas atribuições, composição, realização de reuniões ordinárias, além de livre acesso à informação sobre suas atividades.


Quais estão INCORRETAS?
O processo de recuperação de áreas degradadas requer fundamentos da pedogênese, da física e da química do solo. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando esses fundamentos às suas respectivas descrições.

Coluna 1
1. Ferratilização. 2. Podzolização. 3. Gleização. 4. Salinização. 5. Sodificação.
Coluna 2

( ) Processo no qual ocorre a dispersão, o transporte e a deposição de material coloidal inorgânico ou, por vezes, inorgânico em associação, que se translocam de um horizonte superior para um inferior.

( ) Processo no qual se destaca o intemperismo químico e os mecanismos de transformação e remoção, constituindo em uma via de formação de formação de solos na qual processos de hidrólise, oxidação e lixiviação foram muito intensos, gerando acentuada dessilicação.

( ) Processo típico de ambiente na qual ocorre saturação permanente ou temporária de água durante maior parte do tempo, impondo condições de redução do ferro e do manganês.

( ) Processo que resulta em uma expressiva saturação da CTC por sódio.

( ) Processo típico de regiões semiáridas ou com estação seca bem pronunciada, onde ocorre uma acumulação de sais solúveis que, por aumento de concentração, precipitam no perfil.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Referente à aptidão agrícola de solos para uso, analise as assertivas a seguir:

I. Profundidade efetiva, relevo e declive da área, pedregosidade, matacões e rochosidade, e impedimentos químicos no solo são atributos que compreendem a análise da área de interesse para fins de avaliação.

II. A rochosidade, embora seja fator importante na avaliação da aptidão à mecanização, torna-se de menor peso atualmente, dada a capacidade de recolher as pedras na superfície do solo.

III. Na profundidade efetiva do solo, avalia-se a profundidade total do solo, uma vez que as raízes podem penetrar no solo, pois quanto maior a profundidade e o volume de solo explorado, maior a capacidade de absorver água e nutrientes e fornecer suporte físico às plantas.

IV. Solos salino-sódicos são de fácil recuperação desde que apresentem boa permeabilidade, o que permite lavagens intensas, seja com irrigação ou da própria água da chuva. A exemplo, os solos da região costeira do RS.


Quais estão INCORRETAS?
Visualizar Questão Comentada