Questões de Concurso
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                  210 Questões de concurso encontradas                
                
                
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                Concurso:
                Prefeitura de Vitória - ES
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Libras                    
                  
                  
                
              
                 Carlos, professor bilíngue de uma escola de ensino fundamental,  propôs à gestão escolar uma parceria com um profissional  fonoaudiólogo com conhecimento de Libras de unidade de saúde  próxima da escola, para complementar o Atendimento  Educacional Especializado dos alunos surdos, pois na organização  do projeto pedagógico da escola de ensino regular deve ser  prevista a institucionalização da oferta de AEE.  
No caso descrito, a escola deve oferecer, para atender o pleito do professor bilíngue:
    No caso descrito, a escola deve oferecer, para atender o pleito do professor bilíngue:
                Concurso:
                Prefeitura de Vitória - ES
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Libras                    
                  
                  
                
              
                 A legislação vigente impacta diretamente a atuação do intérprete  educacional, uma figura importante para que os alunos surdos,  usuários da LIBRAS, tenham acesso não apenas aos conteúdos  escolares, como também a oportunidades de interação social no  espaço escolar.  
Em relação ao tema, avalie se os perfis do profissional que poderá exercer a função de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, caso a demanda não seja suficiente para o atendimento em todos os setores públicos incluem os seguintes:
I. Profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em LIBRAS para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental. II. Profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para LIBRAS, para atuação em cursos e eventos. III. Profissional ouvinte, de nível superior, com competência e fluência em LIBRAS para realizar interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação em instituições de ensino médio e educação superior.
Está correto o que se apresenta em
    Em relação ao tema, avalie se os perfis do profissional que poderá exercer a função de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, caso a demanda não seja suficiente para o atendimento em todos os setores públicos incluem os seguintes:
I. Profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em LIBRAS para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental. II. Profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para LIBRAS, para atuação em cursos e eventos. III. Profissional ouvinte, de nível superior, com competência e fluência em LIBRAS para realizar interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação em instituições de ensino médio e educação superior.
Está correto o que se apresenta em
                Concurso:
                Prefeitura de Vitória - ES
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Libras                    
                  
                  
                
              
            Vitória tem Síndrome de Down e teve dificuldade de aprender a se comunicar da maneira convencional, com a voz. Mesmo sem ser surda, há dois anos ela passou a usar a língua de sinais e, a partir daí, teve um salto no desenvolvimento social e de aprendizagem.
(G1- Mato Grosso do Sul- Morena. Alunos aprendem “Parabéns” em libras para comemorar aniversário de menina com Síndrome de Donw, veja vídeo. Por TV Morena em 10/10/2023.)
A Libras-Língua Brasileira de Sinais- é reconhecida como meio  legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436 de 2002. 
Assinale a opção que define a Libras, segundo a referida Lei.
                Concurso:
                Prefeitura de Vitória - ES
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Libras                    
                  
                  
                
              
                 O professor, além de mediador do conhecimento, desempenha  um papel de grande relevância na formação social do sujeito;  sendo assim, ao pensar no aluno surdo, é importante assumir a  responsabilidade de aprender a sua primeira língua (libras), dessa  forma, será possível incluí-lo, reconhecer sua identidade, diminuir  barreiras de comunicação e garantir um ambiente mais inclusivo  e acessível, aponta o professor Danilo Dias, coordenador  pedagógico da Educação Infantil na secretaria de educação de  Abaré (BA), professor universitário e autor do projeto – Libras na Escola Inclusiva.   (Os desafios das escolas bilíngues de libras-português- Por Vir- Inovações em  Educação por Ruam Oliveira em 12/12/2023)  
Os sistemas de ensino desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa para oferta de educação bilíngue para alunos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
Os sistemas de ensino deverão colaborar na educação bilíngue e intercultural desse público com o seguinte objetivo:
    Os sistemas de ensino desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa para oferta de educação bilíngue para alunos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
Os sistemas de ensino deverão colaborar na educação bilíngue e intercultural desse público com o seguinte objetivo:
                Concurso:
                Prefeitura de Vitória - ES
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Libras                    
                  
                  
                
              
                 Para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na educação  básica, modalidade educação especial, os alunos matriculados em  classe comum de ensino regular público poderão ter matrícula  concomitante no AEE.  
Avalie se a matrícula pode ser contemplada nos seguintes casos:
I. Matrícula em classe comum e em centro de Atendimento Educacional Especializado de instituição de Educação Especial pública. II. Matrícula em classe comum e em centro de Atendimento Educacional Especializado de instituições de Educação Especial comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos. III. Matrícula em classe comum e em sala de recursos multifuncionais somente na mesma escola.
Está correto o que se afirma em
    Avalie se a matrícula pode ser contemplada nos seguintes casos:
I. Matrícula em classe comum e em centro de Atendimento Educacional Especializado de instituição de Educação Especial pública. II. Matrícula em classe comum e em centro de Atendimento Educacional Especializado de instituições de Educação Especial comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos. III. Matrícula em classe comum e em sala de recursos multifuncionais somente na mesma escola.
Está correto o que se afirma em
