Filtrar


Questões por página:
Ao iniciar o processo de organização de acervos, em um departamento específico do BNDES, o arquivista encontra uma documentação antiga com indícios de ordenação da seguinte forma: 13-54-02, 16-67-13, 20-25-47, 09-26-67...

Imediatamente, o arquivista deve reconhecer que se trata de uma ordenação que utilizou o método de arquivamento
A partir do ciclo vital, existe o entendimento de que a função arquivística é um todo indivisível, desde a administração dos documentos até o arranjo e a descrição dos fundos.

Nesse sentido, função arquivística consiste em
A grande especificidade dos documentos de arquivo, que os diferencia dos documentos das bibliotecas e dos museus, é a organicidade.

Por isso, arquivisticamente, só se entende o documento unitário (unidade mínima) dentro de um conjunto de outros documentos tipologicamente iguais e que somente em conjunto podem documentar uma
Na análise tipológica dos documentos de arquivos, não é suficiente, para o arquivista, conhecer a estrutura da espécie documental. É necessário relembrar os princípios fundamentais que regem a organização dos arquivos.

Esses princípios que constituem o marco principal da arquivística são:

Segundo o Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob Brasil/2007,

A mobilidade urbana para a construção de cidades sustentáveis será então produto de políticas que proporcionem o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizem os modos coletivos e não motorizados de transporte, eliminem ou reduzam a segregação espacial, contribuam para a inclusão social e favoreçam a sustentabilidade ambiental.

PlanMob. Construindo a cidade sustentável. Caderno de referência para a elaboração do plano de mobilidade urbana.
Ministério das Cidades, 2007. pp 39-45.

Considerando-se os fundamentos apontados nesse Plano para a construção da mobilidade urbana, verifica-se que a(s)