Filtrar


Questões por página:
Considerando o aquecimento global, suas causas e consequências, julgue o próximo item.

No manejo do fogo, quatro componentes são essenciais: prevenção, pré-supressão, combate ou supressão e uso do fogo. A prevenção pode ser feita por meio da educação ambiental, fomento de culturas que não dependam do uso do fogo, fomento de técnicas alternativas ao uso do fogo, rondas, avaliação antecipada dos fatores de risco, entre outros.
Acerca da conservação e degradação do solo, julgue item que se segue.

O fator de práticas conservacionistas de solo (P) da equação universal de perda de solo é definido pela razão entre a perda de solo que ocorre em uma área com determinada cobertura e a perda que ocorre em uma área mantida continuamente descoberta.
Acerca da conservação e degradação do solo, julgue o item que se segue.

O embaciamento, considerado uma prática de controle da erosão em culturas permanentes, como o café, consiste na realização de vários cortes profundos no terreno em cada rua da cultura. Essa prática tem como vantagens o baixo custo e a facilidade de execução, e como desvantagens, a baixa eficácia e redução de 30% da perda de terra.
Acerca da conservação e degradação do solo, julgue o item que se segue.

A erosão inicia-se no momento em que um grande volume de água de chuva atinge o solo desagregando-o, pois este, com menor granulometria, preenche os poros da superfície do solo remanescente, formando uma crosta e provocando sua selagem.
Acerca da conservação e degradação do solo, julgue o item que se segue.

A exploração florestal predatória e o fogo são causas relevantes para a degradação da Floresta Amazônica. A exploração rompe a cobertura do dossel da floresta, permitindo, assim, que a radiação solar seque o solo úmido da floresta, facilitando o alastramento do fogo.