Filtrar


Questões por página:

O menu Ferramentas do Internet Explorer dá acesso à janela Opções da Internet apresentada a seguir.

Em relação aos recursos disponíveis nesta janela é incorreto afirmar que:

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de arquitetura de computadores.

I. Nos computadores mais modernos, a transferência de informações entre o disco rígido e a memória RAM é controlada pelo processador, fazendo com que o sistema fique mais rápido.

II. O BIOS (Basic Input Output System - Sistema Básico de Entrada e Saída) define, para o processador, como operar com os dispositivos básicos, como o vídeo em modo texto, o disco rígido e a unidade de disquete. Este programa fica gravado na memória RAM do computador.

III. USB (Universal Serial Bus) é um tipo de conexão que permite conectar de forma prática e rápida, sem a necessidade de desligar o computador, diversos tipos de periféricos, como impressoras, mouse, câmera e modem.

IV. A Memória USB Flash Drive, conhecida em alguns casos como de Pen Drive, é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash e um adaptador USB para interface com o computador. A capacidade de armazenamento destes dispositivos já ultrapassa 1 GByte.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Os trechos abaixo compõem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e assinale a opção correta.

( ) Em todos esses casos, os intelectuais falaram. Nos anos 50, eles foram a voz de uma nação ainda mergulhada nas névoas da consciência ingênua; nos anos 60, a de uma classe social que ainda não podia falar por si mesma; e nos anos 70, a de uma sociedade amordaçada.

( ) Ele não faltou também nos anos 60, quando os intelectuais, de modo geral, se tornaram marxistas e, pelo menos na variante gramsciana do marxismo, se percebiam como a consciência política do proletariado, como seus “intelectuais orgânicos”.

( ) Reconhecimento foi o que não faltou aos intelectuais nos anos 50, quando esses se viam e eram vistos como articuladores teóricos de um grande projeto nacional-desenvolvimentista, e sentiam-se investidos da missão histórica de ajudar a nação a passar do estágio da “consciência ingênua” para o da “consciência crítica”

( ) Não faltou reconhecimento, enfim, nos anos 70, quando os intelectuais passaram a representar a democracia, que entrara em eclipse com o advento do regime militar.

Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção em que o emprego dos sinais de pontuação está correto.

Assinale a opção em que a justificativa para o emprego da vírgula correspondente está incorreta.

A Justiça é, (1) antes de tudo, (1) uma preocupação antropológica e filosófica do homem. Resulta da consciência de sua dignidade e da dimensão ontológica do ser humano. Por sua dimensão ética, (2) o homem tem a noção do bem e do mal, (3) da verdade e do erro. É livre, tem livre arbítrio, (4) pois sabe quando está agindo com correção ou com erro. A Justiça nasce, subjetivamente, da verdade humana mais intrínseca, (5) de seu sentimento e de sua reflexão sobre o bem e sobre a verdade na sua relação com os outros homens.

(Oscar d’Alva e Souza Filho)