Filtrar


Questões por página:

Os trechos abaixo compõem seqüencialmente um texto. Assinale a opção em que há erro morfossintático

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.

A literatura política moderna define o Estado como um conjunto de indivíduos que têm(1) a mesma origem étnica(2), cultural e histórica (povo) e que se estabeleceu em um determinado espaço físico (território) no qual(3) elegeu um governo civil soberano. Nessa definição teórica está conjugado(4) os principais elementos da sociedade política organizada denominada de Estado: o povo, o território e o governo soberano. Soberania significa a capacidade que tem o Estado de editar a lei e impor ao povo o seu cumprimento (soberania interna) e ainda fazer-se(5) respeitar no concerto externo das comunidades internacionais (soberania externa)

(Oscar d’Alva e Souza Filho)

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

Todo o Brasil está sendo testemunha de um clamor generalizado __1__“silêncio dos intelectuais", título de um ciclo de conferências realizadas em várias cidades do Brasil. Evidentemente há uma boa dose de oportunismo em algumas dessas cobranças, feitas por pessoas mais interessadas __2__ atacar o governo que em implantar o reino da moralidade pública, __3__ as críticas contêm no avesso algo de positivo: um reconhecimento da importância do intelectual e mesmo uma indicação implícita dos rumos __4__ deveriam ser seguidos __5__ sua função se tornasse mais eficaz.

(Sergio Paulo Rouanet)

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

Consoante a compreensão moderna, o Estado é apresentado como uma criação da razão humana e, __1__, se nos apresenta como um ente ético superior __2__ função é distribuir a justiça entre os cidadãos e consolidar uma instância terrena de ordem e de paz. O Estado __3__ um bem, uma necessidade, e __4__ acima dos conflitos e dos interesses individuais. __5__, o Direito egislado pelo Estado seria racional, genérico, impessoal e eticamente comprometido com o fim da justiça. Tal é a visão moderna e racionalista do Estado.

(Oscar d’Alva e Souza Filho)

(Oscar d’Alva e Souza Filho)

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

O governo Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-61) __1__mudado a fisionomia do Brasil. A acumulação industrial do Programa de Metas prosseguiu liderada pela industrialização pesada, __2__concentração crescente no espaço paulista, o que provocou vários conflitos entre as burguesias cafeeira e industrial __3__da política de câmbio múltiplo, que prejudicava a primeira e beneficiava a segunda. O Rio de Janeiro, por sua vez, continuou __4__ centro intelectual do projeto nacional-desenvolvimentista. Os efeitos multiplicadores do Programa de Metas na economia brasileira foram imensos (Jaguaribe, 2003). A atuação dos Grupos de Executivos e do BNDE, as encomendas da Petrobrás à indústria naval e ao setor de bens de capital, a siderurgia, a mineração e a metalurgia em Minas Gerais, os desdobramentos regionais dos projetos da Vale do Rio Doce, a construção de estradas foram centrais ___5___classe industrial brasileira

(Rodrigo L. Medeiros)