Filtrar


Questões por página:
Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento. Isso significa que há um acúmulo de compreensões sobre seu conceito, como é realizada, os resultados de suas ações em diferentes âmbitos, até os fatores que compõem as práticas alimentares e mudanças no âmbito familiar ou individual.

Neste contexto, sobre a aplicação de meios e técnicas do processo educativo e o desenvolvimento e avaliação de atividades educativas em nutrição, é correto afirmar que
De acordo com as Boas Práticas para Serviços de Alimentação dispostas na Resolução n° 216, de 15 de setembro de 2004, leia as proposições a seguir

I. Caso o alimento preparado seja armazenado sob refrigeração ou congelamento deve-se apor no invólucro do mesmo, no mínimo, as seguintes informações: designação, data de preparo e prazo de validade. A temperatura de armazenamento deve ser regularmente monitorada e registrada.
II. Após cocção, os alimentos preparados com conservação a quente devem ser submetidos à temperatura superior a 60 °C (sessenta graus Celsius) por, no máximo,6 (seis) horas. Para conservação sob refrigeração ou congelamento, os alimentos devem ser previamente resfriados.
III. O tratamento térmico deve garantir que a superfície dos alimentos atinja, no mínimo,70 °C (setenta graus Celsius). Temperaturas inferiores podem ser usadas desde que as combinações de tempo e temperatura sejam suficientes para assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos.

Está correto o que se afirma em
Sandra Silva deu entrada na emergência com febre alta, diarreia e vômitos volumosos. Após internação, seu quadro clínico piorou, evoluindo com septicemia. Diante dos fatos, a equipe de saúde responsável pelo plantão suspeitou que a paciente poderia ter ingerido água e/ou alimentos contaminados com material fecal humano. Como resultado de extensa avaliação, foi comprovada contaminação por agente etiológico pertencente à família Enterobacteriaceae, com as seguintes características: bacilo Gram negativo, não produtor de esporos, anaeróbio facultativo, não sendo capaz de produzir gás a partir de glicose. Portanto, o diagnóstico dado à Sandra Silva foi febre tifoide. Diante do caso clínico descrito, o agente etiológico causador da doença é
Os surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são causados por inúmeros agentes etiológicos e se expressam por um grande elenco de manifestações clínicas. E neste contexto, o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica vigente preconiza a identificação de casos de doenças de notificação compulsória e de surtos de qualquer etiologia.

No que concerne às DTAs e os procedimentos para sua avaliação, é correto afirmar que
No setor de alimentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) objetiva garantir a segurança e a qualidade de alimentos, incluindo bebidas, águas envasadas, ingredientes, matériasprimas, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia, materiais em contato com alimentos, contaminantes, resíduos de medicamentos veterinários, rotulagem e inovações tecnológicas em produtos da área de alimentos.
Em relação às legislações sanitárias para alimentos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Tanto as farinhas de trigo e de milho para uso doméstico, como aquelas que serão usadas como matéria-prima (uso industrial), nacionais ou importadas, devem ser enriquecidas com ferro e ácido fólico.
( ) As farinhas de trigo e de milho devem conter no mínimo 100 microgramas e no máximo 400 microgramas de ácido fólico em 100 gramas, até o vencimento do prazo de validade.
( ) Carbonato de cálcio e cloreto de sódio são sais de grau alimentício autorizados para adição em água do mar dessalinizada e potável, conforme teores ditados por legislação.

As afirmativas acima são, respectivamente,