Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A visão de saúde da OMS, como completo estado de bemestar físico, mental e social, além de ser pouco dinâmica, revela idealização de conceito nada utilizável pelos serviços de saúde ou para a avaliação do nível de saúde de uma população.
mostrar texto associado
A superação do modelo biomédico proposta pelo Sístema Único de Saúde depende da formação de equipes multidisciplinares em que a prevenção secundária seja prioritária em relação à terapêutica.
mostrar texto associado

A transição epidemiológica é caracterizada pelo surgimento de novas doenças, como a AIDS e a gripe suína, ao lado de condições de vida que propiciam o surgimento de doenças crônico-degenerativas em razão da complexidade do mundo atual.

mostrar texto associado
Alta taxa de incidência ou de prevalência pode significar apenas a melhora na detecção ou no diagnóstico de uma doença e não aumento real, assim como baixa frequência de internações por determinada doença no Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS) pode significar baixa oferta de leitos em enfermarias específicas, como em casos de câncer ou de síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
mostrar texto associado
O índice de desenvolvimento humano (IDH) mede apenas a educação e o desenvolvimento econômico de um país, sem considerar a questão da saúde e da iniquidade social, atendendo somente a interesses políticos das nações desenvolvidas.