Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Lei N° 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências, o Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, cabendo-lhe especialmente:
Durante uma visita domiciliar, o técnico de enfermagem foi chamado para atender uma criança de 4 anos que apresentava episódios de diarreia desde o dia anterior. Acriança estava ativa, brincando com os pais. O técnico fez uma avaliação cuidadosa, observando que não havia alteração nos olhos, lágrimas estavam presentes e a boca estava úmida. Ao sinal da prega abdominal, esta desaparecia imediatamente, o pulso estava cheio e não houve perda de peso nem queixa de sede. O profissional explicou que, apesar de a criança não apresentar sinais de desidratação naquele momento, era essencial continuar monitorando sua condição e tomar algumas medidas para prevenir a desidratação em seu domicílio.

Entre as orientações fornecidas, estavam:
I- Manter a alimentação habitual para prevenir a desnutrição.
II- Administrar zinco 1 vez ao dia, durante o período de 10 a 14 dias.
III- Reconhecer sinais de alerta: piora da diarreia (ex.: aumento da frequência ou do volume), vômitos repetidos, sangue nas fezes, diminuição da diurese, muita sede e recusa de alimentos.
IV- Esperar 7 dias e, se o paciente não melhorar, levá-lo imediatamente ao estabelecimento de saúde.
V- Oferecer de 100 a 200 mL de líquido após cada evacuação diarreica. Opções: líquidos caseiros, como água, chá e suco preferencialmente adoçados, água de coco, sopas e refrigerantes; ou solução de sais de reidratação oral (SRO).

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde (2023) para manejo do paciente com diarreia, é CORRETO o que se afirma em:

Fonte: Manejo do paciente com diarreia. Mistério da Saúde (2023). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dtha/publicacoes/manejo-do-paciente-com-diarreia-cartaz/view.
Após registros recorde de dengue no ano de 2024, o Brasil inicia 2025 em estado de atenção para a possibilidade de novo crescimento da doença. Nas primeiras semanas do ano, já foram registrados mais de 90 mil casos prováveis e o número de mortes por suspeita de dengue passa de 100 em todo o território nacional, sendo urgente ampliar o monitoramento do avanço da doença.

Sobre o espectro clínico da dengue e, de acordo com o Manual do Ministério da Saúde (2024) “Dengue: diagnóstico e manejo clínico - Adulto e criança”, é CORRETO afirmar que:

Fonte: Brasil. Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança.6. ed. Brasília: Ministério da Saúde,2024.
João,55 anos, foi atendido em emergência com quadro de náusea, vômito, desidratação, respiração de Kussmaul (profunda e rápida) e hálito cetônico. Ele tem histórico familiar de diabetes e apresenta sobrepeso e hipertensão não controlada. Glicemia de jejum de 260 mg/dl; pH arterial <7,3; cetonas séricas e urinarias presentes. Ao exame físico, observa-se diminuição dos reflexos tendinosos profundos e na sensação vibratória. O médico iniciou o tratamento com insulina e orientações sobre mudanças no estilo de vida para controlar os fatores de risco e prevenir o agravamento da doença. Considerando o caso em questão, é CORRETO afirmar que:
Daniela, técnica de enfermagem com 5 anos de experiência, estava atendendo um paciente masculino de 68 anos que apresentava quadro de insuficiência renal aguda. O paciente necessitava de monitoramento constante e sua diurese estava reduzida. Durante a noite, o médico plantonista indicou a inserção de cateter vesical de demora. Contra a vontade de Daniela e sob coação e intimidação da enfermeira responsável pelo setor, que estava repousando, Daniela realizou a execução do cateterismo vesical. Apesar de não haver danos ao paciente, Daniela foi punida com advertência verbal e multa, além de ter sido exigida sua participação em um curso de atualização sobre ética e atuação profissional. Sobre o caso, de acordo com a Resolução COFEN nº 564/2017, que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise as afirmativas abaixo.

I- Realizar atos sob coação e intimidação são consideradas circunstâncias atenuantes.
II- Sob o ponto de vista legal, somente o Enfermeiro está apto, privativamente, para a execução do cateterismo vesical de demora.
III- A infração cometida por Daniela foi considerada gravíssima.
IV- Daniela cometeu a infração dolosamente, o que é considerado uma circunstância agravante.
V- A pena de Multa não pode ser aplicável nos casos em que o profissional executa atividades que não sejam de sua competência técnico-científica.

É CORRETO o que se afirma apenas em: