Filtrar


Questões por página:
Dona Ana tem 78 anos, mora sozinha, possui Cadastro Único atualizado e é beneficiária do Bolsa Família, recebendo mensalmente o valor de R$ 800,00. Considerando os requisitos legais para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), analise a situação e assinale a alternativa correta.
A inclusão das famílias no Cadastro Único permite ao poder público identificar o grau de vulnerabilidade social e econômica da população. Sobre os critérios considerados na análise, assinale a alternativa correta:
O processo de cadastramento das famílias inclui algumas etapas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse conjunto de etapas.
O Cadastro Único é o principal instrumento de identificação e caracterização da situação socioeconômica das famílias de baixa renda no Brasil. Além disso, permite reconhecer se a família pertence a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTEs), os quais possuem formas próprias de organização social, com aspectos culturais, sociais, religiosos ou de ocupação territorial específicos.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que corretamente exemplifica um Grupo Populacional Tradicional e Específico (GPTE):
Durante uma visita domiciliar, Marcelo, entrevistador social, foi designado para realizar uma entrevista com uma família que solicitava benefícios assistenciais. Ao analisar a composição familiar e a renda declarada, Marcelo teve dúvidas se a família poderia ser considerada de baixa renda, conforme os critérios legais.

Nessa situação, considera-se como família de baixa renda aquela: