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Concurso:
Prefeitura de Castelo - ES
Disciplina:
Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, representa o principal marco regulatório da organização da educação brasileira, sendo um instrumento normativo que estabelece fundamentos, princípios, finalidades, níveis e modalidades de ensino no país. A partir dos apontamentos dessa Lei, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
( ) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
( ) A educação digital (incluindo letramento digital, computação, programação, robótica e outras habilidades) será componente curricular exclusivo do ensino médio. Já a educação nutricional e alimentar será obrigatória no ensino fundamental.
( ) A escola só poderá reclassificar alunos em casos de transferência entre instituições de ensino dentro do território nacional, com base nas normas curriculares gerais.
A sequência correta é:
( ) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
( ) A educação digital (incluindo letramento digital, computação, programação, robótica e outras habilidades) será componente curricular exclusivo do ensino médio. Já a educação nutricional e alimentar será obrigatória no ensino fundamental.
( ) A escola só poderá reclassificar alunos em casos de transferência entre instituições de ensino dentro do território nacional, com base nas normas curriculares gerais.
A sequência correta é:
Concurso:
Prefeitura de Castelo - ES
Disciplina:
Não definido
Com base nos dispositivos do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Castelo (ES), analise as assertivas a seguir sobre hipóteses de perda de vencimento do cargo efetivo:
I. O servidor perderá o vencimento do cargo efetivo se for nomeado para cargo em comissão, exceto se houver opção pelo vencimento do cargo efetivo ou acumulação legal.
II. O servidor perderá 1/3 do vencimento diário se chegar ao serviço até uma hora após o horário de início ou se sair antes do final do expediente.
III. O servidor investido no mandato de Prefeito poderá optar por continuar recebendo o vencimento do cargo efetivo, cumulativamente com a representação do cargo político.
IV. Quando investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horário, o servidor perderá o vencimento do cargo efetivo, mas manterá os subsídios parlamentares.
Está correto o que se afirma em:
I. O servidor perderá o vencimento do cargo efetivo se for nomeado para cargo em comissão, exceto se houver opção pelo vencimento do cargo efetivo ou acumulação legal.
II. O servidor perderá 1/3 do vencimento diário se chegar ao serviço até uma hora após o horário de início ou se sair antes do final do expediente.
III. O servidor investido no mandato de Prefeito poderá optar por continuar recebendo o vencimento do cargo efetivo, cumulativamente com a representação do cargo político.
IV. Quando investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horário, o servidor perderá o vencimento do cargo efetivo, mas manterá os subsídios parlamentares.
Está correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Castelo - ES
Disciplina:
Educação Artística
A percepção estética é resultado de um processo ativo de interação entre sujeito, cultura e ambiente. Considerando as teorias da percepção e da criação artística, analise as proposições abaixo:
( ) O estudo da arte exige uma abordagem interdisciplinar que articule leis de organização perceptiva, modelos computacionais e ecológicos, hipóteses neuroestéticas, processos criativos individuais e estruturas socioculturais, elementos que em conjunto possibilitam a emergência da obra.
( ) A percepção delineia o campo de possibilidades que a criação pode explorar; a criação, por sua vez, transforma e recalibra a própria percepção, ampliando a capacidade humana de ver e significar — do gesto que sugere movimento à atribuição de sentido a objetos cotidiano.
( ) A criação artística bem-sucedida pode ser compreendida como um fenômeno simultâneo de engenharia de informação, coreografia de ações corporais e negociação institucional que legitima sua inserção no mundo da arte.
A sequência correta é:
( ) O estudo da arte exige uma abordagem interdisciplinar que articule leis de organização perceptiva, modelos computacionais e ecológicos, hipóteses neuroestéticas, processos criativos individuais e estruturas socioculturais, elementos que em conjunto possibilitam a emergência da obra.
( ) A percepção delineia o campo de possibilidades que a criação pode explorar; a criação, por sua vez, transforma e recalibra a própria percepção, ampliando a capacidade humana de ver e significar — do gesto que sugere movimento à atribuição de sentido a objetos cotidiano.
( ) A criação artística bem-sucedida pode ser compreendida como um fenômeno simultâneo de engenharia de informação, coreografia de ações corporais e negociação institucional que legitima sua inserção no mundo da arte.
A sequência correta é:
Concurso:
Prefeitura de Castelo - ES
Disciplina:
Não definido
Durante uma cobertura fotográfica, a profissional precisa registrar imagens em diferentes ambientes: uma cerimônia ao ar livre sob sol forte, uma sala de conferência com iluminação artificial fraca e um show noturno. Para equilibrar a luminosidade das fotos sem depender exclusivamente do flash ou alterar a abertura e a velocidade do obturador, ela ajusta um recurso que controla a sensibilidade do sensor à luz.
Esse recurso é conhecido como:
Esse recurso é conhecido como:
Concurso:
Prefeitura de Castelo - ES
Disciplina:
Artes Visuais
No século XIX, a arte ocidental foi um verdadeiro laboratório de modernidade: um campo de forças no qual academias e salões oficiais ainda regulavam a legitimação pública, enquanto novas sensibilidades, técnicas e públicos redesenhavam o que se entendia por “assunto”, “estilo” e “valor” artísticos. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo:
I. A infraestrutura institucional (sobretudo o Salon de Paris e as academias) manteve, por décadas, um quase-monopólio de gosto e patronagem, estabelecendo hierarquias (a pintura de história acima de gêneros como retrato, paisagem e natureza-morta) e modos de acabamento “corretos”; porém, essa mesma pressão catalisou dissidências e circuitos paralelos, como o célebre Salon des Refusés de 1863, deslocando o centro do debate para a crítica e para o espaço público moderno;
II. O Expressionismo, consolidado no século XIX, constituiu uma poética do instante visual e da contingência urbana, dissolvendo contornos e instituindo novos critérios de acabamento, como a tela compreendida não mais como janela ilusionista, mas como campo perceptivo;
III. O Pós-Impressionismo, na virada do século XIX para o XX, explicitou a pluralização da vanguarda: Seurat e Signac sistematizaram uma “ciência” do olhar (divisionismo/neo-impressionismo); Cézanne reconstruiu a solidez do visível por meio de modulações que anteciparam a autonomia da forma; Gauguin e os sintetistas elevaram a planicidade e o signo; Van Gogh intensificou a expressividade cromática como vetor psíquico; os Nabis integraram cor, superfície e decoração.
Está(ão) correta(s), apenas, a(s) seguinte(s) proposição(ões).
I. A infraestrutura institucional (sobretudo o Salon de Paris e as academias) manteve, por décadas, um quase-monopólio de gosto e patronagem, estabelecendo hierarquias (a pintura de história acima de gêneros como retrato, paisagem e natureza-morta) e modos de acabamento “corretos”; porém, essa mesma pressão catalisou dissidências e circuitos paralelos, como o célebre Salon des Refusés de 1863, deslocando o centro do debate para a crítica e para o espaço público moderno;
II. O Expressionismo, consolidado no século XIX, constituiu uma poética do instante visual e da contingência urbana, dissolvendo contornos e instituindo novos critérios de acabamento, como a tela compreendida não mais como janela ilusionista, mas como campo perceptivo;
III. O Pós-Impressionismo, na virada do século XIX para o XX, explicitou a pluralização da vanguarda: Seurat e Signac sistematizaram uma “ciência” do olhar (divisionismo/neo-impressionismo); Cézanne reconstruiu a solidez do visível por meio de modulações que anteciparam a autonomia da forma; Gauguin e os sintetistas elevaram a planicidade e o signo; Van Gogh intensificou a expressividade cromática como vetor psíquico; os Nabis integraram cor, superfície e decoração.
Está(ão) correta(s), apenas, a(s) seguinte(s) proposição(ões).