Filtrar


Questões por página:
Paulo Freire, em A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam, apresenta uma reflexão profunda sobre a leitura como prática social, cultural e política. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).

(__) Para Freire, todo sujeito, antes de decodificar signos gráficos, interpreta a realidade em que vive, produzindo sentidos a partir de suas experiências, práticas e contextos históricos. Essa percepção o leva a afirmar que alfabetização deve ser baseada no treinamento de habilidades cognitivas e mecânicas.

(__) A alfabetização é entendida por Freire como parte de um projeto mais amplo de humanização, no qual o educando deixa de ser objeto para tornar-se sujeito da história.

(__) Ao enfatizar a indissociabilidade entre ler a palavra e ler o mundo, o autor apresenta a alfabetização como prática de liberdade, sustentada pela consciência crítica, pela valorização da experiência cultural dos educandos e pela abertura ao diálogo como fundamento da educação democrática.


A sequência CORRETA é:
mostrar texto associado
No texto "A importância da Interpretação Textual", pode-se observar que o autor articula níveis distintos de compreensão. Nesse sentido, assinale a alternativa que melhor explicita a relação entre coesão e coerência no excerto.
mostrar texto associado
No trecho "um outro ponto que contribui para que a interpretação transcorra de forma concisa são os elementos que compõem o texto como coesão, coerência e estrutura semântica bem definida", pode-se identificar:
mostrar texto associado
No texto em análise, o autor afirma que "a interpretação abarca peculiaridades como elementos gramaticais, pontuação, preposições, conjunções entre outras que devem estar corretamente dispostas em um texto". Nesse enunciado, observa-se que:
mostrar texto associado
O texto afirma que "a interpretação textual permite a compreensão de todo e qualquer texto ou discurso e se amplia no entendimento da sua essência e ideia principal". Tal afirmação evidencia: