Filtrar


Questões por página:
Sobre a origem das anomalias relacionadas a vícios e patologias de construção, com base na NBR 13752 – Perícias de engenharia na construção civil, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os fatores às respectivas origens das anomalias ou avarias.

Coluna 1
1. Endógenas.
2. Exógenas.
3. Funcionais.

Coluna 2
( ) São aquelas originárias da ação de terceiros, a exemplo dos choques mecânicos, exposições dos sistemas periciados a gases ou líquidos corrosivos, desgaste excessivo por abrasividade não projetada, explosões por imperícia do usuário, etc.
( ) Originadas do próprio sistema edificante periciado, como erro de projeto, material diverso ao especificado pelo projetista ou de qualidade, assim como desacerto na execução ou execução descuidada.
( ) Surgem quando as origens das anomalias ou avarias construtivas derivam do desgaste do material ou da sua degradação após significativo tempo de vida do sistema edificante, em uso repetitivo e contínuo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a Norma de Desempenho (NBR 15575), que estabelece os critérios e requisitos mínimos de qualidade e segurança para determinados edifícios, assinale a alternativa correta em relação à aplicação dessa norma em obras públicas.
Sobre as avaliações de projetos de Espaços Assistenciais de Saúde (EAS), de acordo com a Resolução RDC nº 50/2002, analise a sentença a seguir:
Para execução de qualquer obra nova, de reforma ou de ampliação de EAS é exigida a avaliação do projeto físico em questão pela Vigilância Sanitária local (estadual ou municipal) (1ª parte). A avaliação dos projetos físicos de EAS exige a documentação denominada PBA – Projeto Básico de Arquitetura (representação gráfica + relatório técnico) (2ª parte). No ato da emissão da licença ou alvará de funcionamento do EAS, o proprietário deverá entregar à Vigilância Sanitária as ARTs referentes aos projetos complementares de estruturas e instalações, quando couber (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
A Lei nº 14.133/2021 instituiu uma nova modalidade de licitação que prevê dois prazos distintos destinados aos licitantes, um de natureza antecedente e outro correspondente à fase de entrega de propostas, que ocorre após contempladas todas as condições estabelecidas durante a fase compreendida pelo procedimento. A qual modalidade de licitação referem-se essas especificações?
Visualizar Questão Comentada
A Lei nº 14.133/2021 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos aborda o tema do planejamento com mais profundidade do que legislações anteriores. No art.11, parágrafo único, a Lei dispõe quanto à necessidade de alinhamento das contratações ao planejamento estratégico e às leis orçamentárias. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O administrador público, ao elaborar seu planejamento de contratações, deverá considerar também o ciclo de vida do objeto.
( ) A alta administração é a responsável pela governança das contratações e tem o dever de implementar processos e estruturas, inclusive de gestão de riscos e controles internos, para avaliar, direcionar e monitorar os processos licitatórios e os respectivos contratos.
( ) O primeiro instrumento do conceito de planejamento é o plano de contratações anual, que tem o objetivo de racionalizar as contratações dos órgãos e entidades sob sua competência, garantir o alinhamento com o seu planejamento estratégico e subsidiar a elaboração das respectivas leis orçamentárias, a longo prazo.
( ) Nenhuma contratação será feita sem a caracterização adequada de seu objeto e sem a indicação dos créditos orçamentários para pagamento das parcelas contratuais vincendas no exercício em que for realizada a contratação, sob pena de nulidade do ato e de responsabilização de quem lhe tiver dado causa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: