Filtrar


Questões por página:
Sobre a tecnologia transgênica analise as afirmativas a seguir.
I. Um método utilizado para a inativação de genes é o método cre-lox ou knock-in. Ele consiste em inativar um gene de forma específica em um tecido determinado com um tempo pré-estabelecido.
II. A técnica do knock-in possibilita a inativação de genes essencialmente durante o desenvolvimento embrionário, porém, ela perde sua especificidade tissular no indivíduo adulto.
III. É necessário genotipar os neonatos gerados pelas técnicas de inativação gênica. Esta análise pode ser feita a partir de uma pequena quantidade de tecido dos neonatos, em geral proveniente da ponta da cauda ou um furo na orelha. A detecção do transgene no genoma dos filhotes é realizada pela técnica de PCR, necessitando apenas de um par de iniciadores que são complementares unicamente às sequências pertencentes a construção exógena que servir na geração do animal transgênico. Assinale:
Atualmente, a técnica mais utilizada no controle genético de animais de laboratório é a reação em cadeia da polimerase (PCR). Assinale a afirmativa que descreve, corretamente, a reação em cadeia da polimerase (PCR).
Sobre geração de animais nocaute ou knockout, analise as afirmativas a seguir.
I. Animais nocaute podem ser produzidos a partir de células-tronco embrionárias modificadas geneticamente. A modificação genética consiste na troca de um gene íntegro e funcional, por um transgene contendo o mesmo gene desativado ou alterado.
II. As células-tronco embrionárias são provenientes da massa interna do blastocisto do camundongo e são totipotentes, isto é, capazes de contribuir para a grande parte do embrião quando injetadas na cavidade interna de um blastocisto receptor.
III. O embrião resultante da manipulação contém, de maneira constitutiva, duas linhagens celulares distintas, uma proveniente das células-troco do blastocisto doador e outra originária do blastocisto receptor.
Assinale:
Analise as afirmativas a seguir que tratam do método de criopreservação denominado de vitrificação.

I. A vitrificação é um processo ultra-rápido, porém também envolve a passagem por várias temperaturas de congelamento, como no método de congelamento lento, mas sem a ocorrência de cristalização dos meios.

II. A vitrificação está baseada na geração de uma rápida desidratação celular com a utilização de uma solução com concentração de crioprotetor por volta de 40% e o crioprotetor mais utilizado neste método é o etilenoglicol.

III. A permeação dos crioprotetores é considerada essencial na vitrificação, pois podem levar à toxicidade celular dependendo do tempo de exposição e da temperatura.

Assinale:
Sobre a técnica de transgenia por microinjeção pronuclear, é correto afirmar que: