Filtrar


Questões por página:
Para visualização e análise da expressão do gene toxH de uma bactéria, tem-se em mãos um fragmento de DNA com a região codificante de toxH e um outro fragmento do gene gfp para uma proteína fluorescente verde, como apresentado abaixo.

As sequências relativas aos códons de cada gene estão sublinhadas.

Fita + do fragmento com toxH: 5' CCT ATG CCA AAT ... CCT TGA CCC

Fita + do fragmento com gfp: 5' GGG ATG AGT AAA ... GTT TAA TTC

Para criar um gene bacteriano capaz de codificar uma proteína híbrida ToxH verde fluorescente e ter o Gfp na porção NH2 desta proteína híbrida, a sequência da região codificante deste gene híbrido, deve ser:

Um pesquisador fez uma construção genética com o promotor e toda região regulatória do óperon lac posicionados à 5' da região Shine-Dalgarno seguida da região codificante de um gene X de uma bactéria com lacI ativo. Ao adicionar IPTG numa cultura desta bactéria com esta construção, ele obteve o resultado apresentado no gráfico a seguir.



Podemos afirmar que:

Considere a molécula de DNA dupla-fita com uma das fitas

5`…TTTTTCCGGATCCGAATTC…(N)500...GGAGATCTAAGCTT..3`

Os sítios de reconhecimento de algumas enzimas de restrição são apresentados abaixo com seus respectivos pontos de corte indicado entre as bases não sublinhadas e as bases em itálico-sublinhado:



Com estas informações e sabendo-se que não existem sítios de reconhecimento para as enzimas na porção (N)500 de uma determinada sequência de 500pb, assinale a alternativa que indique com qual(is) enzima(s) esta molécula deverá ser tratada para permitir, sem processamentos extras, uma posterior ligação da região que inclui a porção (N)500 em um plasmídeo aberto por digestão com as enzimas BglII e HindIII.

Num estudo para verificar se a espécie “A" de bactéria apresenta e expressa um gene similar ao gene tox da espécie “B", seria correto afirmar que:
Num estudo genômico baseado em análises de ESTs (expressed sequence tags), foram empregadas bibliotecas de cDNA de diferentes tecidos de um hospedeiro infectado por um parasita, visando a identificação de possíveis efeitos deste parasita sobre o hospedeiro. Neste estudo, seria um procedimento incorreto: