Filtrar


Questões por página:
A obesidade acomete 300 milhões de pessoas no mundo, com uma tendência ao aumento na maioria dos países (Who, 2014). Sua ocorrência está associada ao desenvolvimento de enfermidades como o diabetes, doenças coronarianas, derrame, entre outras (Eckersley, 2001). A base do tratamento é multidisciplinar pois visa: perda de peso, melhora de parâmetros clínicos e mudanças de hábitos associados à alimentação inadequada. A busca pela perda de peso pode ser iniciada por diferentes profissionais de saúde. E, se trabalhados conjuntamente, os resultados são mais rápidos e eficazes. São profissionais que podem e/ou devem estar envolvidos neste processo:
 
I. Nutricionistas e endocrinologistas.
II. Profissionais de educação física.
III. Psiquiatras e psicólogos.
 
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
Os extremos emocionais dos transtornos de humor vêm em duas formas principais: transtorno depressivo maior, com sua desesperança e sua letargia prolongadas e transtorno bipolar (anteriormente denominado transtorno maníaco-depressivo), no qual a pessoa alterna depressão e mania, um estado de superexcitação e hiperatividade. Sobre o transtorno de humor, é INCORRETO afirmar que:
A ansiedade faz parte da vida. Ao falar em frente a turma, olhar para baixo em um penhasco ou desejar participar de um grande jogo, qualquer um de nós pode se sentir ansioso. Às vezes podemos sentir ansiedade suficiente para evitar o contato visual ou conversar com alguém – “timidez”, nós chamamos. Para a sorte da maioria de nós, essa intranquilidade não é intensa e persistente. Caso se torne, podemos sofrer de um dos transtornos de ansiedade, marcados por uma ansiedade aflitiva e persistente ou por comportamentos de redução de ansiedade disfuncionais. Acerca dos transtornos da ansiedade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Transtorno de ansiedade generalizada: a pessoa se sente inexplicável e continuamente tensa e ansiosa.
( ) Transtorno do pânico: a pessoa experimenta episódios súbitos de pavor intenso.
( ) Fobias: a pessoa sente um medo irracional e intenso de um objeto ou de uma situação específicos.
( ) Transtorno obsessivo-compulsivo: uma pessoa é perturbada por pensamentos ou ações repetitivas.
( ) Transtorno de estresse pós-traumático: a pessoa tem lembranças, pesadelos e outros sintomas duradouros durante semanas após um evento gravemente ameaçador e incontrolável.
 
A sequência está correta em
Em vez de se concentrar em forças inconscientes e em oportunidades de crescimento frustradas, alguns pesquisadores tentam definir a personalidade em termos de padrões de comportamento estáveis e duradouros, tais como a lealdade e o otimismo de Sam Gamgee. Essa experiência levou Allport a fazer o que Freud não fez: descrever a personalidade em termos de traços fundamentais – os comportamentos e os motivos conscientes característicos das pessoas. Allport definiu a personalidade em termos de padrões de comportamento identificáveis. Ele estava menos preocupado em explicar os traços individuais do que descrevê-los. Se traços estáveis e duradouros guiam nossas ações, seria então possível criar testes válidos e confiáveis desses traços. A respeito dos inventários elaborados com base na existência de traços de personalidade, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Inventário de personalidade é um questionário (em geral com opções do tipo verdadeiro/falso ou concordo/discordo) em que as pessoas respondem a perguntas criadas para avaliar uma ampla gama de sentimentos e comportamentos utilizado para avaliar traços de personalidade selecionados.
 
II. Inventário Multifásico de Personalidade de Minnesota (MMPI) é o teste de personalidade mais amplamente pesquisado e utilizado na prática clínica. Originalmente desenvolvido para identificar transtornos emocionais (ainda considerado seu uso mais apropriado), este teste agora é utilizado para outras finalidades de seleção.
 
III. Teste obtido empiricamente é um teste (como o MMPI) desenvolvido testando-se diversos itens e depois selecionando aqueles que melhor caracterizam os grupos.
 
Estão corretas as afirmativas
Ao avaliar a perspectiva humanista, podemos afirmar que ela influenciou a Psicologia como:
 
I. Algo que se diz a respeito de Freud também pode ser dito sobre os psicólogos humanistas, ou seja, seu impacto tem sido generalizado. As ideias de Maslow e de Rogers influenciaram o aconselhamento, a educação, a criação das crianças e a administração.
 
II. Para Myers, em seu livro, na página 431, a perspectiva humanista também influenciou, às vezes de modo não intencional, muito da Psicologia popular de hoje. Um autoconceito positivo é a chave para a felicidade e o sucesso? A aceitação e a empatia ajudam a nutrir sentimentos positivos sobre si mesmo? As pessoas são basicamente boas e capazes de se aperfeiçoar? Muitas pessoas respondem sim, sim, sim. Respondendo a uma pesquisa de opinião do Instituto Gallup e da Newsweek, feita em 1992, nove em cada dez americanos classificaram sua autoestima como um fator muito importante para “motivar uma pessoa a trabalhar com afinco e ser bem-sucedida”. A mensagem da psicologia humanista foi ouvida.
 
III. Os psicólogos humanistas alegam que o primeiro passo para amar os outros é, na verdade, uma autoaceitação segura e não defensiva. De fato, pessoas que se sentem intrinsecamente amadas e aceitas – pelo que são e não apenas por suas realizações – exibem atitudes menos defensivas (Schimel et al., 2001).
 
Estão corretas as afirmativas