Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considere o último parágrafo do texto e as afirmações que seguem.

I. Nele, o autor faz a recolha das ideias mais importantes desenvolvidas na argumentação e as enfeixa em frases conclusivas, que, em consequência da densidade do raciocínio desenvolvido, são marcadas pelo tom cerradamente dogmático.

II. Nele, o autor, valendo-se do plural majestático, faz uma avaliação em prejuízo próprio, reconhecendo com humildade o mal que o erro várias vezes cometido pode acarretar a outrem.

III. Nele, o autor expressa juízos de valor acerca do fenômeno que está sendo apreciado, sem, entretanto, deixar de salvaguardar possíveis ocorrências singulares desse mesmo fenômeno.

O texto abona APENAS
Abdicar deste tempo devido ao medo diante da angústia da indecisão seria o pior de todos os erros.

A redação que, clara e correta, preserva o sentido original da frase acima é:
No raciocínio desenvolvido na frase em que está inserido, o segmento que é tomado como pressuposto é:
Diante de um acontecimento tal como a obra de Cage, Adorno reconhecia que o melhor a fazer era dizer: "Eu não sei o que isto significa, só sei que precisarei de tempo para o pensamento voltar a se orientar". Abdicar deste tempo devido ao medo diante da angústia da indecisão seria o pior de todos os erros.

É legítima a seguinte assertiva, formulada a partir do trecho transcrito acima:
De fato, ele compreendeu posteriormente os riscos nos quais a revolução tinha entrado, mas espera-se de um filósofo que ele consiga apreender os riscos antes deles estarem evidentes a todos.

Considerado o período acima, em seu contexto, afirma-se com correção: