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Em resposta ao Tratado de Petrópolis as obras da ferrovia Madeira Mamoré foram reiniciadas em 1907, após a concessão para construção da ferrovia ter sido comprada pelo norte-americano Percival Farquhar, que fundou a P. & T. Collins, subsidiária da Brasil Railway Co.
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O Tratado de Petrópolis assinado em 17 de novembro de 1903 entre o Brasil e a Bolívia, tratava da renúncia da Bolívia sobre o território em questão, o Acre, mediante o pagamento, pelo Brasil de uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas. O Tratado obrigava ainda o Brasil a construir uma ferrovia que contornasse o trecho encachoeirado do Rio Madeira, exigência do governo boliviano para resolver os problemas de transporte no escoamento da produção. Esse episódio ficou conhecido como a questão de Rondônia.
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A exploração do látex na região amazônica levou a formação de grandes seringais, pertencendo a grandes latifundiários, chamados na região de seringalistas. Os trabalhadores eram os seringueiros. O regime de trabalho era baseado na dependência entre o seringueiro e o seringalista através do sistema de aviamento (crédito/ dívida), chamado de regime do barracão.
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A área compreendida pelo estado de Rondônia apresenta certos contrastes de configurações que podem ser agrupadas em quatro partes distintas: Planície Amazônica; Encosta Setentrional do Planalto Brasileiro; Chapada dos Parecis e Vale do Guaporé-Mamoré.
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O anúncio da construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau no rio Madeira, em Rondônia, provocou um boom no estado. A perspectiva de novos empreendimentos imobiliários, investimentos de empresas e comércio, contrastou fortemente com o desagrado da população que será removida das áreas que ocupa, para dar lugar à montagem necessária à construção das usinas. Entre os impactos sociais negativos vivenciados pelas populações das áreas onde serão instaladas as usinas hidrelétricas, destacamos a crise de identidade da população removida por não ter vínculo com a área escolhida para a sua moradia.