Filtrar


Questões por página:
Um RN com quadro clínico de estenose hipertrófica do piloro evoluiu com icterícia por hiperbilirrubinemia indireta. Foi descartado IMF-ABO e Rh.
Qual a causa mais provável desta icterícia?
Você está na enfermaria de pediatria e avalia um adolescente,16 anos, com febre reumática apresentando por sopro sistólico ++/6+ em foco mitral. FC=104bpm. Tem também dor e edema em joelho direito e no punho direito. Os resultados dos exames coletados no dia anterior são: PCR= 5mg/dL, VHS=38mm/h, ASO=1200 U Todd/ml. ECO feito hoje: discreto refluxo com discreto espessamento de valva mitral. Demais valvas não apresentam alterações. São visibilizados também sinais de discreta pericardite, sem derrame pericárdico. A mãe informa que ele é alérgico à penicilina benzatina. Ela diz que o adolescente teve um edema de glote quando tomou uma penicilina há 5 anos atrás, sendo, inclusive, necessário ficar dois dias na UTI.
Qual das drogas abaixo NÃO pode ser usada para erradicação do estreptococo no caso deste paciente?
Imagine um quebra-cabeça que você precisa montar as peças corretamente para diagnosticar febre reumática. Qual alternativa abaixo tem uma “peça” ERRADA para diagnosticar um caso suspeito de febre reumática?
Pré-escolar é levado à emergência após crise de hipóxia. Depois de colocar o paciente na posição joelho-peito, administrar oxigênio, além de infusão de soro fisiológico, sem melhora. Sabe-se que, diante deste quadro, a abordagem gradual, rápida e agressiva deve ser priorizada.
Qual seria a próxima conduta a ser tomada neste caso?
Lactente, com diagnóstico de Tetralogia de Fallot, apresenta cianose mínima. Evoluiu com febre, tosse e subitamente apresentou cianose intensa. Baseando-se nas características fisiológicas da Tetralogia de Fallot, as manifestações clínicas dependem, principalmente, da(do)