Filtrar


Questões por página:
A prevalência de ITU em crianças menores de dois anos que apresentam febre tem sido objeto de estudos prospectivos e meta-análises. Em torno de 7% dos pré-escolares e escolares apresentam febre e varia com a idade, a raça, o sexo e a circuncisão prévia.
Assinale a alternativa CORRETA sobre ITU.
Um escolar de oito anos é atendido em uma UBS, com dor abdominal há três semanas, que cedeu espontaneamente. Há dois dias apresenta desconforto respiratório e sibilância. A genitora nega crises de dispneia ou sibilância prévias. O médico solicitou hemograma, que demonstrou anemia microcíticas hipocrômica discreta e eosinofilia relativa e absoluta moderada.
Qual é o agente parasitário mais provável para o caso?
Uma menina de cinco anos, previamente sadia, é atendida na UBS com tosse mais noturna, secreção nasal e halitose sem melhora há cerca de três semanas. Ao exame físico, está com bom estado geral, eutrófica, corada. Otoscopia mostrou membranas timpânicas translúcidas e com triângulo luminoso visível. A orofaringe estava normal. Na rinoscopia, observou-se secreção nasal amarelada.
Qual o antibiótico mais apropriado para o tratamento nesse momento?
Na primeira consulta de paciente com queixa de constipação, é importante identificar marcadores que sugiram a presença de causa orgânica primária.
Qual dos marcadores abaixo mais sugere causa orgânica na doença de Hirschsprung?

Observe o texto abaixo:


“É a regurgitação do conteúdo recém deglutido, seguida da remastigação e nova deglutição ou não. O início é geralmente entre 3 e 8 meses de vida e não ocorre durante o sono ou quando a criança está interagindo com indivíduos no ambiente. A causa é um aumento da pressão intragástrica devido à contração dos músculos abdominais e está associado com a abertura do esfíncter esofágico inferior, o que causa o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. A motilidade de jejum e pós-prandial usualmente estão normais”.



De acordo com os Critérios de Roma IV, o texto se refere à(ao)