Filtrar


Questões por página:
Criança de dois anos que pesa 15kg é atendida em serviço de urgência com relato de vários episódios de diarreia com fezes líquidas, nas últimas 24 horas. Ao exame, encontrava-se com estado geral grave, desidratada, letárgica, afebril, mal perfundida. Os olhos estavam fundos, e as mucosas muito secas. Foi incapaz de beber líquidos oferecidos. Os pulsos periféricos estavam fracos.
Como deve ser a prescrição de hidratação para a criança nesse momento, de acordo com o Ministério da Saúde?
O quadro clínico geral das parasitoses intestinais, na grande maioria dos casos, é oligossintomático ou assintomático. Os sintomas geralmente são inespecíficos, como diarreia, náuseas, vômitos, dor abdominal inespecífica, distensão abdominal, má absorção e desnutrição. Entretanto, cada parasitose pode apresentar-se com uma clínica mais específica, principalmente em virtude de sua localização, em sítios específicos no intestino.
Qual alternativa apresenta uma associação CORRETA entre o tipo de parasito e os aspectos clínicos mais peculiares da parasitose?
Menina com passado de prematuridade, atualmente com 6 meses de idade cronológica e 4 de idade corrigida, é atendida em consulta ambulatorial. Durante a consulta, a criança teve seus marcos do desenvolvimento avaliados e foi classificada como “alerta para o desenvolvimento”, conforme a caderneta da criança do Ministério da Saúde, uma vez que não atingia um dos marcos esperados para a faixa etária.
Qual marco a criança deveria ter atingido?
Pré-escolar é levado à emergência após crise de hipóxia. Depois de colocar o paciente na posição joelho-peito, administrar oxigênio, além de infusão de soro fisiológico, sem melhora. Sabe-se que, diante deste quadro, a abordagem gradual, rápida e agressiva deve ser priorizada.
Qual seria a próxima conduta a ser tomada neste caso?
Você está na enfermaria de pediatria e avalia um adolescente,16 anos, com febre reumática apresentando por sopro sistólico ++/6+ em foco mitral. FC=104bpm. Tem também dor e edema em joelho direito e no punho direito. Os resultados dos exames coletados no dia anterior são: PCR= 5mg/dL, VHS=38mm/h, ASO=1200 U Todd/ml. ECO feito hoje: discreto refluxo com discreto espessamento de valva mitral. Demais valvas não apresentam alterações. São visibilizados também sinais de discreta pericardite, sem derrame pericárdico. A mãe informa que ele é alérgico à penicilina benzatina. Ela diz que o adolescente teve um edema de glote quando tomou uma penicilina há 5 anos atrás, sendo, inclusive, necessário permanecer dois dias na UTI.
Qual das drogas abaixo NÃO pode ser usada para erradicação do estreptococo no caso deste paciente?