Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa CORRETA que indica um critério diagnóstico da restrição de crescimento fetal (RCF), segundo o consenso Delphi,2016.
Paciente 35 anos, tercigesta e primípara, na 28ª semana de gravidez. Foi atendida na primeira consulta de pré-natal assintomática, trazendo a classificação sanguínea materna (A negativo) e paterna (A positivo). Não se tendo conhecimento de outros exames e nem do histórico da gestação anterior, assinale a alternativa CORRETA que representa o próximo exame a ser solicitado, pensando em uma possibilidade de incompatibilidade sanguínea materno-fetal.
Gestante na 35ª semana de gravidez, primípara e assintomática. Chega à emergência obstétrica queixando-se de cefaleia, que não cedeu a medicamentos. Ao exame clínico, nada digno de nota. Ao exame obstétrico, o feto estava em apresentação cefálica, à direita, longitudinal, alto e móvel e com altura de fundo uterino de 28,0 cm. Dinâmica uterina de 3 contrações em 10 minutos de 50 segundos. Pressão arterial de 140 x 110 mmHg. Proteinúria de fita negativa. Batimento fetais de 120bpm. Índice de massa corpórea de 28,4 kg/m2 .
Assinale a alternativa que representa a primeira conduta CORRETA mais adequada, baseada em evidências.
Sobre o rastreamento da diabetes na gestação, assinale a alternativa CORRETA.
Gestante, primigesta,40 anos,35ª semana de gravidez, veio à consulta de emergência, com queixa de sangramento súbito, sendo o primeiro episódio. Nega outros sintomas. Ao exame, estado geral bom, batimentos cardiofetais de 146 bpm, dinâmica uterina ausente, com útero de consistência normal e altura de fundo uterino de 30 cm. O exame especular mostra colo regular, com orifício cervical externo em fenda, fechado, saindo sangramento vermelho vivo em pequena quantidade. Assinale a alternativa que sugere o principal diagnóstico.