Filtrar


Questões por página:
No chão de uma sala de aula, determinado aluno visualizou um bicho e logo o identificou como sendo um carrapato. A professora, ao olhar para o bicho, imediatamente disse que se tratava de um inseto conhecido por percevejo; e que o carrapato, apesar de estar presente no mesmo filo do percevejo, apresentava muitas características que o diferenciava dos insetos. São características observadas em um carrapato e NÃO vistas nos insetos:
Em uma aula no laboratório de ciências, o professor levou alguns ml de água doce, de uma poça parada, para ser analisada. Ao visualizar a água no microscópio ele pôde observar uma espécie de protista conhecido por Paramécio. Essa espécie apresenta muitas características que foram observadas pelo professor e também pelos alunos. O professor, por sua vez, escreveu no quadro as seguintes características encontradas nos protistas para que os alunos pudessem analisá-las:
I. Vacúolos contráteis. II. Vacúolo digestivo. III. Pseudópodes. IV. Flagelo longo. V. Mancha ocelar. VI. Carapaça. VII. Citóstoma. VIII. Micronúcleo e macronúcleo. IX. Cílios por todo o corpo. X. Citoproctor.

São características do Paramécio o que se afirma apenas em
Em um determinado laboratório foi realizado um estudo do reino Monera e algumas espécies foram observadas no microscópio. Dentre as espécies estudadas, duas foram classificadas de acordo com a estrutura da parede celular, o que levou aos pesquisadores classificarem uma espécie no grupo Bacteria e a outra no grupo Archaea. Eles tiveram tal conclusão porque observaram uma diferença na parede celular dessas espécies. Assinale, a seguir, tal diferença.
Visualizar Questão Comentada
Duas pessoas deram entrada no hospital com doenças distintas causadas por bactérias diferentes. Uma estava com um tipo de bactéria conhecida por Streptococcus pyogenes, causadora da faringite, enquanto a outra estava com pneumonia causada pela bactéria Staphylococcus aureus. Considerando que tais bactérias apresentam formas coloniais de cocos diferentes, assinale a afirmativa correta.
Um determinado professor de ciências separou sua turma em três grupos e passou orientações diferentes para cada grupo sobre como fazer a germinação da semente de feijão, característica reprodutiva observada em eudicotiledôneas, uma angiosperma. Essas orientações estão descritas a seguir:

Grupo I: colocar os feijões no algodão embebido de água (mantê-lo úmido durante o experimento), dentro de um copo plástico, em lugar arejado e iluminado, em temperatura de, aproximadamente,25°C.
Grupo II: colocar o feijão em um algodão seco, colocar dentro de um copo, em lugar escuro em temperatura de, aproximadamente, 25°C.
Grupo III: colocar o feijão em algodão embebido de água, dentro de um saco plástico e lacrado, em lugar iluminado, em temperatura abaixo de 10°C.

Depois de algum tempo, qual grupo conseguiu germinar o feijão?