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A aprendizagem motora é o melhoramento gradativo de um indivíduo ao desempenhar um certo comportamento motor. Engloba o conhecimento da sequência motora e a capacidade de adaptação aos ambientes, sendo passível de influências intrínsecas do indivíduo (maturação, capacidade física), ambientais (espaços, aspectos socioculturais) e da tarefa específica (regras, objetivos, acessórios, equipamentos).

(Oliveira,2010.)

São consideradas fases da aprendizagem motora:
O modelo esportivista sofreu muitas críticas nos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 1980, embora esta concepção ainda esteja bastante presente na sociedade e na escola. Também é verdade que, em alguns casos, a crítica excessiva ao esporte de rendimento voltou-se para o outro extremo, ou seja, assistimos ao desenvolvimento de um modelo em que os alunos decidem o que farão na aula, escolhendo o jogo e a forma como querem praticá-lo. O papel do professor se restringe a oferecer uma bola e marcar o tempo, assim ele praticamente não intervém.

(Darido,2003.)

Considerando o procedimento avaliativo presente na perspectiva esportivista ao longo dos anos nas aulas de educação física nas escolas, assinale a afirmativa INCORRETA.
A psicomotricidade é o primeiro movimento mais articulado que surgiu a partir da década de 1970, em contraposição ao modelo esportivista. Nele, o envolvimento da educação física é juntamente com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, busca garantir a formação integral do aluno. Na verdade, esta concepção inaugura uma nova fase de preocupações para o professor de educação física que extrapola os limites biológicos e de rendimento corporal, passando a incluir e a valorizar o conhecimento de origem psicológica.

(Darido,2003.)

O pensamento psicomotricista no Brasil foi influenciado por:
O modelo desenvolvimentista explicitado na educação física escolar ganhou significativo destaque a partir dos estudos renovadores no Brasil na década de 1980. A abordagem desenvolvimentista se direciona especificamente para crianças de quatro a quatorze anos, que busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a educação física escolar. Trata-se de fundamentação teórico-metodológica baseada na abordagem desenvolvimentista para a educação física escolar:
A morfometria refere-se aos aspectos quantitativos do relevo. Tendo em vista que as variáveis mais utilizadas, não só para estudos geomorfológicos, mas também para estudos geológicos, pedológicos, agronômicos, geotécnicos e integrados ao meio ambiente são: altitude; amplitude altimétrica; extensão da vertente;declividade;densidade de drenagem;frequência de rios; e, amplitude interfluvial, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Altitude. 2. Amplitude altimétrica. 3. Extensão da vertente. 4.Declividade. 5.Densidade de drenagem. 6. Frequência de rios. 7. Amplitude interfluvial.
( ) Número de canais de drenagem por unidade de área.
( ) Altura do relevo em relação ao nível do mar.
( ) Distância entre dois interflúvios.
( ) Distância entre o divisor e base da vertente.
( ) Comprimento dos canais de drenagem por unidade de área.
( ) Inclinação do relevo em relação ao plano horizontal.
( ) Altura relativa do relevo.

A sequência está correta em