Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Julgue os itens subsequentes, relativos ao texto acima.

O desenvolvimento das ideias do texto permite substituir “no que” (l.3) por naquilo que, sem que se prejudique a coerência textual ou se desrespeite as normas gramaticais.
mostrar texto associado
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas linguísticas e da organização das ideias do texto acima.

Nas linhas 14 e 15, a oração iniciada pelo gerúndio “devendo”, uma vez que se adiciona à oração anterior “que todos são iguais” e complementa a expressão “ter em conta”, admite ser reescrita da seguinte forma, retirando-se a vírgula após “iguais”: e devem merecer a mesma proteção.
mostrar texto associado
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas linguísticas e da organização das ideias do texto acima.

No que diz respeito às relações de coesão textual, é correto afirmar que o conectivo “que” (l.14) substitui a expressão “direitos e valores” (l.13).
mostrar texto associado
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas linguísticas e da organização das ideias do texto acima. Mantém-se o texto coerente e gramaticalmente correto ao se substituir “que uma pessoa não seja” (l.11-12) por uma pessoa não ser.
mostrar texto associado
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas linguísticas e da organização das ideias do texto acima.

Nas linhas 10 e 11, a repetição da preposição de antes de “sua liberdade”, “sua integridade” e “outros bens” indica que se trata de três expressões que complementam “proteção”, e não “direito”.